Poderá a China criar o seu próprio “Jackson Hole”?

Em mais um sinal de abertura ao mundo, o Banco Popular da China organizou um simpósio com a instituição congénere nos EUA. O encontro realizado perto de Xangai, disse o vice-governador do banco central, poderá evoluir para um género de "Jackson Hole".
banco central da china bandeira
André Tanque Jesus 03 de Março de 2016 às 19:30

Um banco central convida responsáveis pela política monetária de outros países para participar num encontro, no qual se discutirá uma das principais preocupações em relação à economia mundial. Esta já começa mesmo a ser uma descrição familiar. O mais conhecido de todos é o simpósio de Jackson Hole, organizado pela Reserva Federal dos EUA, mas há também o Fórum do Banco Central Europeu, entre outros. Agora, foi a China a lançar-se no mundo destas conferências.

PUB

O Banco Popular da China está a organizar esta semana um simpósio, conjuntamente com a Reserva Federal dos EUA. Na cidade chinesa de Hangzhou, perto de Xangai, o encontro de preparação juntou o vice-governador do banco central chinês, Chen Yulu, e o presidente da Reserva Federal de Nova Iorque, William Dudley. À Bloomberg, o responsável chinês disse mesmo: "se os EUA podem ter um Jackson Hole, porque não poderá a China?"

Chen Yulu defendeu que o Banco Popular da China pode "ter uma conferência que evolui para algo do género no futuro". Mais um sinal de que a maior economia asiática está a ceder à pressão para que aumente a transparência das suas políticas. Exemplo disso mesmo foi a garantia dada pelo banco central de que deixaria a cotação da moeda negociar livremente. Uma das exigências do Fundo Monetário Internacional para incluir o yuan no seu cabaz.

PUB
Pub
Pub
Pub