Powell reforça expectativa de descida de juros nos EUA
O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, admite que a incerteza é atualmente elevada, não sendo possível antecipar cenários. Mas há uma coisa que está garantida: a Fed vai atuar de forma a ajudar a economia americana, afirmou o responsável num discurso, citado pela Bloomberg.
PUB
Jerome Powell realçou que "não sabemos como e quando é que estas questões estarão resolvidas", referindo-se às "negociações comerciais e outras questões".
PUB
"Estamos a monitorizar de perto as implicações destes desenvolvimentos para a economia dos EUA e, como sempre, vamos atuar de forma apropriada para apoiar a expansão [económica], com um mercado de trabalho forte e uma inflação próxima do objetivo de 2%", afirmou, citado pela agência de informação.
PUB
A Reuters realça que Powell não fez referência aos objetivos da Fed em termos de taxas de juro, nem reforçou a ideia de ser "paciente", que tem sido reiterada nos últimos tempos.
A pressão sobre a Fed para que desça os juros nos EUA tem aumentado, numa altura em que a guerra comercial tem escalado e elevado a incerteza em torno da evolução da economia mundial.
PUB
Já ontem, o líder da Reserva Federal de St. Louis, James Bullard, considerou que poderá ser necessário decretar um aumento da taxa de juro de referência dos Estados Unidos em "breve".
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda