Responsável da Fed vê IA a diminuir impacto dos cortes nas taxas de juro
Os grandes investimentos que estão a ser feitos na construção de centros de dados para alimentar o desenvolvimento da inteligência artificial (IA) podem vir a diminuir o alcance da ação da Reserva Federal (Fed) norte-americana. Quem o diz é Neel Kashkari, presidente da Fed de Minneapolis, que considera que a aposta massiva em centros de dados pode "desviar" capital da construção de novas casas - levando, consequentemente, a uma menor oferta e a um aumento dos custos dos empréstimos.
"Mesmo que a Fed proceda com um ou mais cortes nas taxas de juros, isso poderá não se traduzir em taxas hipotecárias mais baixas, uma vez que o capital que poderia estar a ser usado para construir casas está a ser desviado para a construção de centros de dados - que estão a gerar um retorno de investimento superior", explicou Kashkari no North Star Summit 2025, acompanhado do economista-chefe da OpenAI, Ronnie Chatterji.
PUB
O membro do banco central, que já foi secretário adjunto interino do Tesouro para a estabilidade financeira na administração de George Bush e está na autoridade monetária desde 2016, considera que a Fed deve continuar a cortar nas taxas de juro - mas de forma faseada e não drástica, como defende o Presidente dos EUA, Donald Trump.
"Se reduzíssemos drasticamente as taxas de juro para além do que é justificado, provavelmente assistiríamos a uma taxa de desemprego muito baixa e a uma inflação muito elevada, uma vez que a economia estaria efetivamente a sobreaquecer", explica ainda. Assim, Kashkari defende mais dois alívios de 25 pontos base nos juros diretores até ao final do ano, de forma a proteger o mercado laboral que continua a dar sinais de sério enfraquecimento.
Num evento que teve a inteligência artificial como ponto central, o presidente da Fed de Minneapolis aproveitou ainda para afirmar que não vê a IA como uma ameaça ao mercado de trabalho no curto prazo. No entanto, aponta baterias para as tarifas da administração Trump, que acredita estarem a levar a um aumento de preços e a travar maior crescimento económico. "Tenho dúvidas de que muitos trabalhadores estejam a ser substituídos por IA, neste momento. Parece-me que ainda é muito cedo", concluiu.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Mercado de trabalho Economia Juros Inflação Neel Kashkari Minneapolis Donald Trump OpenAI North Star Estados Unidos Ronnie ChatterjiMacron ficou sem margem
Vale tudo
Mais lidas
O Negócios recomenda