“Revisão da estratégia do BCE é uma boa notícia para Portugal”, diz Centeno
Em entrevista ao jornal Público, Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, tece comentários ao anúncio da revisão da estratégia do Banco Central Europeu (BCE), a primeira revisão em 18 anos.
PUB
Centeno, que é também membro do conselho de governadores do BCE, sublinha que a revisão da estratégia, que reforça "a capacidade do BCE para políticas monetárias acomodatícias em períodos de subida da inflação acima dos 2%", dá mais tempo a Portugal para corrigir fragilidades, dando como exemplos o endividamento.
"Esta revisão de estratégia dá um passo muito significativo na capacidade que o BCE tem de manter políticas monetárias acomodatícias em períodos de subida da inflação acima dos 2%, desde que de forma temporária e moderada", indica Mário Centeno, que acrescenta que, desse ponto de vista, a revisão de estratégia trata-se de "uma boa notícia para a necessidade que Portugal tem de ter um período continuado de transição de convergência destes indicadores com a zona euro". "Não podemos perder essa oportunidade, temos de retomar esse caminho assim que a evolução da pandemia o permitir. As decisões tomadas na Europa no ano passado e que continuam a ser tomadas este ano, e aqui incluo claramente a política monetária, têm vindo no sentido de atribuir tempo para que este processo se materialize. Em Portugal, não podemos ficar parados", sublinha o governador do Banco de Portugal.
PUB
Já sobre os estímulos às economias, Mário Centeno indica que não se deve "recear" o momento de retirada de estímulos, mas que tal momento não pode ser antecipado. "Estes instrumentos tiveram muito sucesso, contribuíram de forma muito positiva para atingir os objetivos e essa lição, naturalmente, não pode deixar de ser levada em conta quando nos tivermos a adaptar e, em alguns casos, estivermos a fazer a sua retirada, porque não devemos recear esse momento. Mas não o podemos antecipar", alerta.
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda