Suíça baixa taxa de juro de referência para 0%
O Banco Nacional da Suíça cortou esta quinta-feira a taxa de juro de referência em 25 pontos, fixando-a agora em 0%.
O corte de juros decidido esta quinta-feira é o sexto consecutivo e acontece num contexto de incerteza económica do país devido às tensões comerciais e geopolíticas globais e poucos dias após as autoridades terem reduzido as projeções de crescimento da economia helvética de 1,4% para 1,3% para este ano.
PUB
A Suiça registou uma taxa de inflação negativa em maio, de -0,10% face ao mesmo mês de 2024, o que fez aumentar os apelos por medidas para impulsionar o consumo e estabilizar a situação económica, como a baixa dos juros do banco central.
A Suíça teve taxas de juros negativas entre 2015 e 2022. Após o regresso a juros positivos, esta atingiu um pico de 1,75% entre junho e dezembro de 2023 antes de começar a ser reduzida novamente.
O Banco Central Europeu (BCE) desceu, no início de junho, as taxas de juro em 25 pontos base, passando a principal taxa diretora para 2%.
PUB
Esta quarta-feira, a Reserva Federal dos Estados Unidos decidiu manter a taxa de juro no intervalo entre 4,25% e 4,50%, apesar das pretensões contrárias do Presidente norte-americano - que voltou a insultar o presidente o banco central, Jerome Powell -, enquanto espera por mais informação sobre os efeitos do aumento das taxas alfandegárias decididas pela Casa Branca.
Saber mais sobre...
Saber mais Juros Inflação Suíça Jerome Powell Banco Nacional Banco Central EuropeuAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda