Trump confirma trio de favoritos para ocupar liderança da Fed
O Presidente dos EUA já elencou os nomes que estão na fase final da corrida à liderança da Reserva Federal (Fed): o consultor económico da Casa Branca Kevin Hassett, o governador da Fed Christopher Waller e o antigo governador do banco central Kevin Warsh estão na linha da frente para a sucessão do atual presidente, Jerome Powell.
“Poderá dizer-se que estes são os três principais”, disse Trump aos jornalistas na Casa Branca. Antes, indicou que, apesar de ter já em mente quem pretende nomear, tenciona cumprir um processo de entrevistas para selecionar o próximo líder da Fed, que terá de estar alinhado com a sua visão para baixar as taxas de juro, como tem pedido insistentemente.
PUB
O papel de Scott Bessent, secretário do Tesouro, vai ser determinante na escolha, ao conduzir as entrevistas dos candidatos. O próprio retirou-se da corrida e reiterou esta sexta-feira que não está interessado em liderar a Fed – como pretendia Trump. “Devo ser a única pessoa no planeta que não quer o cargo”, disse.
Trump tem insultado Powell e procurado formas de o demitir antes do final do mandato, em meados do próximo ano, devido à sua intransigência em não cortar as taxas de juro. Esta sexta-feira, Trump culpou-o pelos recentes fracos números do emprego, que paradoxalmente deverão levar à primeira redução das taxas diretoras deste ano na reunião de política monetária de setembro.
Saber mais sobre...
Saber mais Política Governo Juros Política monetária Jerome Powell Kevin Warsh Casa Branca Scott Bessent Christopher Waller Estados UnidosQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda