Afinal, Trump vai anunciar nome do novo presidente da Fed já esta sexta-feira
Horas antes, trump tinha dito que o anúncio seria feito na próxima semana. Depois da pressão sobre o atual líder do banco central, Jerome Powell, para baixar as taxas de juro, Trump deve nomear um aliado para o cargo.
Poucas horas depois de ter dito que iria anunciar o sucessor de Jerome Powell na liderança da Reserva Federal dos EUA "na próxima semana", Donald Trump mudou de ideias e disse que irá revelar o nome já esta sexta-feira. "Vou anunciar o presidente da Fed amanhã de manhã", disse o Presidente norte-americano num evento no Kennedy Center, citado pela Reuters e Bloomberg.
Antes, tinha dito numa reunião do executivo que o anúncio seria feito na próxima semana. "Será uma pessoa que, penso, fará um bom trabalho", referiu. Na Casa Branca, Trump disse ainda que as taxas de juro - que na quarta-feira a Fed manteve num intervalo entre 3,5% e 3,75% - deveriam estar "dois a três pontos mais baixas". “Estamos a pagar demasiados juros na Fed”, disse Trump. "Devíamos ter as taxas de juro mais baixas do mundo", referiu.
O Presidente dos EUA tem pressionado a Fed a cortar mais rapidamente os juros e numa maior dimensão, esperando-se que o próximo presidente do banco central tenha uma postura mais “dovish” – ou favorável a taxas de juro mais baixas – como forma de estimular a economia.
O nome mais recente a ser falado é o de Rick Rieder, da BlackRock, um veterano de Wall Street que deverá trazer uma abordagem mais próxima dos mercados à Fed. Em setembro, defendeu cortes mais agressivos de 50 pontos base, em vez dos 25 pontos base implementados pela Fed. Defendeu também a eliminação do "dot plot": o gráfico onde os responsáveis da Fed antecipam a evolução das taxas de juro.
Chegaram a ser considerados pelo menos uma dezena de nomes, incluindo o de Kevin Hassett, que lidera o Conselho Económico Nacional. Hassett chegou a ser considerado o favorito, mas Trump disse recentemente que preferia mantê-lo no atual cargo. Antes, já tinha feito o mesmo em relação a Scott Bessent, secretário do Tesouro.
O atual presidente da Fed, Jerome Powell, que termina o atual mandato em maio, tem sido frequentemente insultado e pressionado por Trump por não baixar as taxas de juro. No início de janeiro, foi intimado pelo Departamento de Justiça por alegada fraude nas obras de renovação do edifício-sede da Fed, o que foi visto como mais uma tentativa de intimidação por parte da Administração Trump.
Mais lidas