pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Governo não reconduz Centeno no Banco de Portugal

A informação é avançada pelo canal de televisão NOW, que adianta que apesar das declarações feitas pelo primeiro-ministro, na Madeira, elogiando o perfil de Centeno, o governador do BdP não fará um segundo mandato

Centeno
Centeno Mariline Alves
21 de Julho de 2025 às 18:41

O atual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, cujo mandato terminou oficialmente no passado dia 20 de julho, não vai ser reconduzido no cargo.

A informação é avançada pelo canal de televisão NOW, citando fonte governamental, que adianta que apesar das declarações feitas este domingo pelo primeiro-ministro, na Madeira, elogiando o perfil de Centeno, o governador do BdP não fará um segundo mandato de cinco anos à frente da supervisão bancária.

Este domingo, na festa do Chão da Lagoa, Luís Montenegro deixou no ar a ideia de que até poderia reconduzir Centeno. "O que posso dizer é que este governo, como todos os anteriores, tomará a sua decisão", começou por dizer o Chefe do Executivo.

Quando questionado sobre o perfil do próximo governador, Montenegro respondeu que ", mas referiu também, logo de seguida, que "a opção que o governo tomará é uma opção legitima de qualquer governo".

Também em entrevista à Antena 1, ao programa Política com Assinatura, o primeiro-ministro assumiu já ter feito a escolha, sem identificar nenhum nome. , referiu.

Também o presidente do Chega, André Ventura, considerou esta segunda-feira que uma e pediu ao primeiro-ministro uma nomeação "independente" e "acima dos partidos".

"O Chega não tem nenhum interesse em nomear lugares aqui. O Chega quer é que seja nomeado alguém independente, com qualidade e acima dos partidos", apelou André Ventura, à margem de uma iniciativa na freguesia de Benfica, em Lisboa, com a participação do candidato do partido à autarquia da capital, Bruno Mascarenhas.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio