Política Monetária Trump nomeia crítica da Fed para o conselho do banco central

Trump nomeia crítica da Fed para o conselho do banco central

O presidente dos Estados Unidos anunciou que vai nomear Judy Shelton para o conselho da Reserva Federal norte-americana.
Trump nomeia crítica da Fed para o conselho do banco central
Bloomberg TV
Carla Pedro 02 de julho de 2019 às 23:51

Judy Shelton na foto), que foi assessora económica de Donald Trump durante a sua campanha às eleições presidenciais norte-americanas de 2016 e que ocupa atualmente as funções de diretora executiva dos EUA no Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), vai ser proposta pelo chefe da Casa Branca para fazer parte do conselho da Reserva Federal, refere a Bloomberg.

 

Shelton, que é conhecida por defender o regresso ao padrão-ouro e pelas suas críticas à atual condução da política monetária do banco central, já tinha sido um nome especulado para o conselho da Fed.

 

Numa entrevista à CNBC, em junho, Shelton disse que se fosse nomeada para o conselho da Reserva Federal baixaria a taxa de juro diretora para 0% em dois anos.

Recorde-se que muitos analistas acreditam que a Reserva Federal vai interromper a sua política de normalização de juros iniciada em finais de 2015 – e que já levou a nove subidas da taxa diretora –, podendo mesmo vir a decidir-se por uma descida muito em breve, com as ‘odds’ a apontarem para um corte de 25 pontos base da taxa dos fundos federais este mês.

 

Trump tem pressionado sucessivamente o banco central, argumentando que seria muito vantajoso para o país baixar os juros.

Em finais do mês passado, Trump elogiou o desempenho de Wall Street e disse que, se a performance bolsista não era melhor, era por causa da Fed. O presidente declarou que o Dow Jones já poderia estar "milhares de pontos" acima se a Fed "tivesse acertado" na condução da política monetária, tendo acusado o banco central do país de não saber o que está a fazer e de se comportar como uma "criança teimosa".

 

O presidente norte-americano disse também hoje que pretende nomear igualmente Christopher Waller, vice-presidente executivo da Fed de St. Louis, para o conselho da Fed.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI