Donald Trump perguntou a congressistas se deve despedir Jerome Powell
A questão foi colocada pelo Presidente dos EUA a um grupo de republicanos e Trump indicou que está disposto a demitir o líder do banco central, o que poderá acontecer em breve, disse fonte da Casa Branca à Bloomberg. Entretanto, Trump disse que "não está a planear fazer nada".
- 3
- ...
Donald Trump perguntou a um grupo de congressistas republicanos na terça-feira se deve despedir o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, avançou a CBS News, citando várias fontes conhecedoras do assunto.
O Presidente dos EUA terá indicado que está disposto a demitir o líder do banco central, depois de membros da Câmara dos Representantes na sala onde decorreu a reunião terem manifestado a sua aprovação ao despedimento de Powell.
De acordo com o New York Times, Trump terá inclusivamente mostrado aos congressistas uma minuta da carta de despedimento de Powell.
Um responsável da Casa Branca citado pela Bloomberg refere mesmo que Trump deve despedir Powell em breve, depois da reunião de terça-feira. Contudo, Trump ainda não tomou uma decisão final sobre o assunto e poderá mudar de opinião, disse a fonte à Bloomberg.
Questionado sobre o assunto, Trump disse que a sua administração está “muito preocupada", mas "não está a planear fazer nada" em relação a Jerome Powell. Perante os jornalistas na Casa Branca, Trump disse que "é altamente improvável" o despedimento, mas aludiu a essa possibilidade por motivos de "fraude" - referindo-se à polémica remodelação dos edifícios da Fed, que já derrapou cerca de 700 milhões para 2,5 mil milhões de dólares.
O eventual despedimento de Powell iniciaria uma batalha jurídica sobre a possibilidade de o líder da Fed, uma entidade independente do poder político, ser demitido pelo Presidente dos EUA. Causaria também uma enorme agitação nos mercados financeiros globais.
Notícia atualizada às 17:09 com resposta de Trump.
Mais lidas