Cavaco Silva também vai receber Carlos Costa nesta quinta-feira

Depois de ouvir um conjunto de economistas esta quinta-feira, o Presidente da República vai também auscultar a opinião do governador do banco de Portugal acerca da actual situação política e financeira do país.
Miguel Baltazar/Negócios
David Santiago 18 de Novembro de 2015 às 21:21

A agenda do Presidente da República nesta quinta-feira, 18 de Novembro, vai estar mais preenchida do que foi inicialmente revelado. Cavaco Silva, que durante a manhã e parte da tarde desta quinta-feira irá ouvir um conjunto de reputados economistas, vai também conversar com Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, sobre a actualidade política do país.

PUB

Assim, Cavaco irá auscultar a opinião de Carlos Costa a partir das 17:15, numa reunião que não deverá prolongar-se porque se sabe de antemão que para as 18:00 está agendado o habitual encontro semanal com o Chefe do Governo, Passos Coelho, que permanece em funções enquanto primeiro-ministro.

Esta quarta-feira do Presidente foi dedicada a encontros com os banqueiros, isto depois de também o secretário-geral socialista, António Costa, se ter reunido com os líderes das principais instituições financeiras nacionais na passada segunda-feira. De forma genérica, Cavaco Silva recebeu dos banqueiros palavras de compreensão sobre o tempo que o Presidente da República leva sem ter ainda tomado uma decisão quanto à personalidade que pretende indigitar, ou manter, como primeiro-ministro. No entanto, Cavaco recebeu alertar para a importância de o impasse político em que Portugal permanece desde 4 de Outubro seja resolvido o quanto antes. 

PUB

Na semana passada, Cavaco Silva já tinha recebido confederações patronais, centrais sindicais e também algumas associações privadas, que tentaram apoiar o Presidente a dissecar os efeitos e consequências decorrentes das cenários que se colocam perante o inquilino do Palácio de Belém. Apesar das divergências entre os diferentes sectores ouvidos, os avisos quanto aos efeitos negativos para a economia do país, decorrentes do prolongar do impasse, foram uma constante nesses encontros. 

Só na sexta-feira Cavaco Silva irá ouvir os partidos com assento parlamentar, repetindo um procedimento constitucionalmente compulsório e que configurará uma repetição dos encontros já mantidos depois das legislativas realizadas no início do mês passado. 

PUB
PUB
PUB
PUB

10:45 - Prof. Daniel Bessa

11:30 - Dr. João Salgueiro

PUB

12:15 - Prof. Doutor Luís Campos e Cunha

15:00 - Prof. Doutor Fernando Teixeira dos Santos

PUB

15:45 - Dr. António Bagão Félix

16:30 - Prof. Augusto Mateus

PUB

17:15 - Audiência ao governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos Costa 

18:00 - Primeiro-ministro

PUB

(Notícia actualizada com mais informações às 21:35)

Pub
Pub
Pub