Chega à frente pela primeira vez nas intenções de voto
É uma sondagem que promete dar que falar. No Barómetro DN/Aximage de setembro, publicado nesta sexta-feira na edição do Diário de Notícias, o Chega surge à frente nas intenções de voto: o partido liderado por André Ventura acolhe 26,8% das preferências, um valor suficiente para deixá-lo, pela primeira vez numa sondagem política de âmbito nacional, à frente da Aliança Democrática (AD), de Luís Montenegro, atual primeiro-ministro, que consegue 25,9% das preferências. Em terceiro lugar surge o Partido Socialista, liderado por José Luís Carneiro, com 23,6% das intenções de voto. Estes valores têm já em conta a distribuição de 4,9% de eleitores que disseram estar indecisos.
O Chega consegue o maior número de intenções de voto na Área Metropolitana de Lisboa (31,9%) e o menor na Área Metropolitana do Porto (19,5%). Esta sondagem resulta, na prática, num empate técnico entre os três partidos, pois existe uma margem de erro de 4,1%.
PUB
De destacar que esta sondagem dá uma subida de quatro pontos percentuais ao Chega face aos resultados das mais recentes eleições legislativas e representa uma queda de seis pontos percentuais para a coligação AD. O Barómetro DN/Aximage de setembro teve por base 570 entrevistas, através de uma amostragem por quotas, feitas entre 2 e 5 de setembro.
Em agosto, os dados da sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios, Correio da Manhã e CMTV, dava vantagem à coligação PSD-CDS nas intenções de voto dos eleitores. Mas já nessa altura havia uma tendência positiva para o Chega, sobretudo no poder local, com os portugueses a acreditarem que o partido liderado por André Ventura poderá ganhar mais câmaras do que o PS.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda