Depois das alterações climáticas e do Obamacare, página da Casa Branca elimina o espanhol

A página de Internet da Casa Branca deixou de estar disponível em espanhol. A Casa Blanca já só é The White House, avança o El País.
22 de Janeiro de 2017 às 22:32

O novo presidente norte-americano, Donald Trump, deu mais uma "machadada" à comunidade hispânica dos Estados Unidos, que é a maior minoria do país, refere o El País na sua edição online.

PUB

 

"Além de não contar com qualquer hispânico na sua equipa, algo que não sucedia há quase 30 anos, a nova Administração encerrou as páginas em espanhol que o governo tinha nas redes sociais. De momento, não há também um interlocutor directo para assuntos relacionados com a comunidade hispânica, como teve a Administração Obama. A Casa Branca já só é The White House", sublinha o jornal espanhol.

PUB

 

Recorde-se que na passada sexta-feira, 20 de Janeiro, praticamente à mesma hora em que Trump tomou posse, a Casa Branca colocava online as prioridades da nova administração norte-americana,  com seis grandes pontos em destaque, nomeadamente mais emprego e crescimento, investimento em mísseis para o sistema de defesa, renegociação de acordos comerciais e redução da dependência do petróleo internacional.

PUB

 

Mas não só. Além de entrarem em linha as prioridades da Administração Trump, foi eliminado o link sobre as políticas relativas às alterações climáticas, bem como quaisquer directivas envolvendo o Affordable Care Act de Barack Obama – o chamado ObamaCare, salientava o The Washington Post.

PUB

 

"Temas destacados na Web de Obama, como as políticas sobre as alterações climáticas, Cuba ou o pacto nuclear com o Irão foram eliminados – e há outro botão que desapareceu: en español", sublinha por seu lado o El País.

 

PUB

Esse link, agora desaparecido, ligava a presidência à Web, em castelhano, e além de estarem traduzidos os assuntos da página principal em inglês, destacavam-se também interesses especiais da comunidade hispânica, como as acções executivas de Obama para regularizar temporariamente centenas de milhares de jovens sem documentação – o programa de acção diferida conhecido como DACA, diz ainda o jornal espanhol.

O El País destaca ainda que a versão em espanhol da conta da Casa Branca no Twitter está também paralisada. O último tweet foi deixado a 13 de Janeiro, ainda pelas mãos de Obama.

PUB

"Gracias por todo. Mi último pedido es el mismo que el primero. Que creas, no en mi capacidad de crear cambio, sino en la tuya."

- @POTUS pic.twitter.com/LbAQ6YdwIc

PUB

Além destas alterações, o website promove agora a linha de jóias da Primeira-Dama, Melania Trump. "Quem visitar o recém-remodelado website da Casa Branca, terá mais do que um simples resumo sobre os interesses e obras de caridade apoiadas por Melania – está também disponível uma lista das revistas onde fez capa, bem como pormenores sobre a sua linha de jóias", refere o mesmo jornal.

Pub
Pub
Pub