Discussão sobre SMS de Centeno adia audição de Nogueira Leite

Os deputados de direita consideraram prioritário discutir a correspondência entre Domingues e Centeno e, por isso, a audição do ex-vice-presidente da CGD foi adiada uma semana.
Miguel Baltazar/Negócios
Diogo Cavaleiro 15 de Fevereiro de 2017 às 18:31

A discussão sobre as mensagens trocadas entre Mário Centeno e António Domingues motivou o adiamento da audição de um ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos, António Nogueira Leite.

PUB

 

A audição de Nogueira Leite, que foi conselheiro de Passos Coelho e nomeado em 2011 vice-presidente da CGD, foi adiada para a próxima terça-feira, 21 de Fevereiro.

PUB

 

O PSD e o CDS apresentaram um pedido de adiamento da audição mas, independente disso, também o presidente da comissão, o deputado social-democrata José Matos Correia, defendeu a convocatória de Nogueira Leite para outro dia, tendo em conta que considerou importante a reunião dos deputados para discutir a troca de correspondência entre o ministro das Finanças e o ex-presidente da CGD.

PUB

 

Assim, o encontro da comissão de inquérito não vai ouvir o período da vice-presidência de Nogueira Leite, entre Julho de 2011 e Dezembro de 2012, mas sim debater os requerimentos da direita para ter acesso à correspondência, através de e-mails e mensagens, entre Centeno e Domingues, em que tenta perceber em que condições o gestor foi convidado para a Caixa. 

PUB

 

A esquerda é contra estes requerimentos, por considerar que não se enquadram no objecto da comissão de inquérito (as razões para a necessidade da capitalização da Caixa em 5.160 milhões de euros).

PUB

 

Ontem, os deputados coordenadores já se tinham reunido, dando conta desta posição, mas é necessário reunir todos os deputados do inquérito parlamentar para que as votações sejam oficiais.

Pub
Pub
Pub