Escândalos levam Scott Pruitt a demitir-se. Decisão anunciada por Trump
Scott Pruitt, inspector-geral da Agência de Protecção do Ambiente dos EUA, um cargo equivalente em Portugal ao de ministro do Ambiente, renunciou ao cargo esta quinta-feira, refere a Sábado. O anúncio foi feito pelo próprio presidente dos EUA na rede social Twitter. Na sua mensagem, Trump escreveu que Pruitt fez um "trabalho fantástico" e que "lhe estará sempre agradecido".
PUB
A quantidade de escândalos que envolvem Pruitt ameaçavam há vários a sua continuidade no cargo, que tinha como missão demolir o legado ambiental de Barack Obama, segundo analistas. A agência noticiosa francesa AFP escreveu, esta quarta-feira, que "a lista de casos problemáticos apontados a Pruitt, de 50 anos, é demasiado longa para incluir no artigo".
I have accepted the resignation of Scott Pruitt as the Administrator of the Environmental Protection Agency. Within the Agency Scott has done an outstanding job, and I will always be thankful to him for this. The Senate confirmed Deputy at EPA, Andrew Wheeler, will...
PUB
Segundo a AFP, desde que assumiu funções em 2017, Scott Pruitt, antigo procurador-geral do Estado do Oklahoma e amigo assumido da indústria petrolífera, parece ter aproveitado a sua função para melhorar o seu nível de vida e o da sua família, violando várias leis federais e punindo os subordinados que levantem objecções ou que não mostrem a lealdade que ele esperava deles.
Tudo começou por despesas de viagens excessivas, em primeira classe ou em aviões fretados à custa dos contribuintes, ao contrário do que estipulam as regras governamentais. Depois, descobriu-se a quantidade exagerada de guarda-costas que lhe estão afectos, 24 horas sobre 24 horas, mesmo no estrangeiro, por um custo que é praticamente o dobro dos seus antecessores. Pruitt determinou também a instalação de uma cabine telefónica nos seus escritórios de Washington, por 43 mil dólares (37 mil euros), uma soma que foi considerada excessiva.
Saber mais sobre...
Saber mais ministro do Ambiente da Administração Trump Scott Pruitt presidente dos EUA TrumpQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda