Governo turco trabalha com oposição na criação de uma nova Constituição
"Todos os principais partidos estão prontos para começar a trabalhar numa nova constituição", disse Yildirim aos jornalistas em Ancara, capital da Turquia, acrescentando que este assunto ficou esclarecido numa reunião entre o Presidente Recep Tayyop Erdogan e dois líderes da oposição.
PUB
Yildirim disse que numa primeira fase será feita uma "pequena alteração" na constituição no rescaldo da tentativa do golpe de Estado que ocorreu a 15 de Julho. "Será feita uma pequena alteração na remoção de obstáculos na actual constituição", afirmou o primeiro-ministro turco.
PUB
O governante acrescentou que o trabalho para a realização de uma nova Constituição - a Constituição actual foi elaborada na sequência do golpe de 1980 - marca uma questão que tem sido uma das mais controversas na política turca ao longo dos últimos meses. Erdogan e o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) querem introduzir um sistema presidencialista, mas o primeiro-ministro Yildirim não mencionou esse aspecto no seu discurso.
O Presidente Erdogan reuniu-se também com o líder do Partido Republicano do Povo (CHP),Kemal Kilicdaroglu, e Devlet Bahceli líder do Partido do Movimento Nacionalista (MHP) numa reunião para encontrar "harmonia política" após o golpe de Estado falhado.
PUB
Turquia renomeia ponte em homenagem às vítimas de golpe de Estado falhado
Binali Yildirim afirmou também esta segunda-feira que a Turquia vai renomear a primeira ponte sobre o estreito do Bósforo em Istambul em homenagem às vítimas da tentativa de golpe de Estado.
PUB
A ponte, inaugurada em 1973 e conhecida até hoje como a Ponte do Bósforo, vai passar a ser conhecida como a Ponte dos Mártires de 15 de Julho, declarou Yildirim.
PUB
A Turquia, recorde-se, foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado na noite de 15 de Julho (sexta-feira), mas o presidente Erdogan e o Governo recuperaram o controlo do país cinco horas depois (já na madrugada de sábado).
Na semana passada, Erdogan disse que a Turquia vai ponderar a reposição da pena de morte no país, após o golpe de Estado falhado.
PUB
Além disso, o presidente anunciou ainda a instauração do estado de emergência na Turquia por três meses, para apanhar todas as pessoas envolvidas naquela acção revoltosa.
Saber mais sobre...
Saber mais Turquia Recep Tayyop Erdogan Partido da Justiça e Desenvolvimento AKP Yildirim líder do Partido Republicano do Povo Kemal Kilicdaroglu Devlet Bahceli política líder do Partido do Movimento Nacionalista partidos e movimentos AncaraMais lidas
O Negócios recomenda