Marcelo já esteve reunido com a associação de bancos
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já se reuniu com o Presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Fernando Faria de Oliveira. Em cima da mesa esteve a situação actual da banca nacional, que atravessa um período de clarificação. O encontro ficou, porém, fora da agenda pública do Chefe de Estado.
PUB
Segundo apurou o Negócios, o encontro entre Marcelo de Rebelo de Sousa e Fernando Faria de Oliveira aconteceu na passada sexta-feira. No entanto, a audiência não consta da agenda pública do Presidente, numa altura em que o tema está envolto em polémica.
Vários banqueiros e também o presidente da APB pediram audiências ao Presidente da República, o que é habitual no início de mandato de um chefe de Estado. Marcelo Rebelo de Sousa optou por receber o representante do sector.
PUB
Marcelo e Faria de Oliveira conversaram sobre a banca, numa fase em que estão previstas mudanças no sector e quando o tema banca é um foco de polémica entre Costa e Passos.
O Presidente da República apoiou recentemente o primeiro-ministro, na necessidade de haver um equilíbrio na origem de capitais na banca nacional. O Chefe de Estado considerou "natural" e justificável que assim seja. O primeiro-ministro garantiu recentemente que o Governo intervirá para garantir a estabilidade do sistema financeiro, assegurando que foi o que fez no Banif e é o que fará no BPI e no Novo Banco. Costa terá dado o acordo à empresária Isabel dos Santos para entrar no BCP, estando de saída do BPI, avançou o Expresso.
PUB
Na CGD, o Governo prepara também alterações na administração. Além disso, o Executivo tem em mãos o processo de venda do Novo Banco – que Costa já admite poder dar em nacionalização –, bem como um novo desenho institucional para a regulação financeira.
Saber mais sobre...
Saber mais Presidente da República Chefe de Estado Marcelo Rebelo de Sousa Presidente da Associação Portuguesa de Bancos Fernando Faria de Oliveira Banif BPI Novo Banco Isabel dos Santos BCP CGD banca CostaMais lidas
O Negócios recomenda