Nova baixa no governo japonês: ministro da Justiça demite-se

Depois de na semana passada o ministro nipónico da Economia, Isshu Sugawara, ter apresentado a sua demissão, agora foi a vez de o responsável pela pasta da Justiça tomar a mesma decisão.
Reuters
Negócios 30 de Outubro de 2019 às 23:51

Katsuyuki Kawai demitiu-se esta quinta-feira (ainda quarta-feira em Lisboa) do cargo de ministro da Justiça do Japão, elevando para duas as baixas no governo do primeiro-ministro Shinzo Abe (na foto) em menos de uma semana.

 

PUB

Kawai decidiu renunciar ao cargo depois de no dia 24 de outubro ter sido avançado pela agência Kyodo News que a sua mulher terá estado alegadamente envolvida em contribuições ilegais para a sua campanha com vista a ser eleita para a Câmara dos Conselheiros (câmara alta da Dieta [parlamento japonês]).

 

A equipa da campanha da mulher de Kawai, que obteve o seu primeiro assento em eleições para a câmara alta da Dieta, em julho passado, é acusada de ter pago subsídios diários ao seu staff que excederam o montante permitido por lei.

PUB

 

Na passada sexta-feira, Isshu Sugawara tinha anunciado também o abandono da tutela da Economia – neste caso devido a um artigo na revista Shukan Bunshun que também o envolvia na atribuição ilegal de "presentes" a eleitores, tais como frutas e legumes de valor elevado, o que viola igualmente as leis de campanha no país.

Pub
Pub
Pub