Santana já decidiu avançar com candidatura a líder do PSD
Pedro Santana Lopes já decidiu que vai mesmo avançar com uma candidatura à liderança do PSD, sendo que o anúncio será feito em breve. A notícia está a ser avançada pelo Expresso, adiantando que falta apenas decidir quando, como e onde será feito o anúncio formal.
PUB
A decisão de avançar para a liderança do partido era já esperada, depois de o antigo primeiro-ministro ter adiantado que estava a estudar essa possibilidade e revelado que estava a escrever um programa para o partido.
PUB
Segundo o Expresso, Santana Lopes deixará o cargo de provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pois os estatutos da entidade não prevêem a figura da suspensão de mandato e o político não veria como boa a possibilidade de disputar um cargo mantendo-se ligado a outro que é incompatível.
PUB
O conselho nacional do PSD escolheu o dia 13 de Janeiro para a realização de eleições directas que deverão escolher o novo líder dos sociais-democratas, depois da indisponibilidade manifestada por Pedro Passos Coelho para se recandidatar ao cargo. A escolha da data, tomada esta segunda-feira, 9 de Outubro, coloca o congresso do partido a realizar-se entre 16 e 18 de Fevereiro.
PUB
Santana Lopes tem nos últimos dias conversado com figuras do PSD a fim de medir as possibilidades de sucesso de uma disputa com Rui Rio.
O jornal Público escreveu ontem que Santana Lopes poderia apresentar já esta terça-feira a sua candidatura, no que seria uma jogada de antecipação relativamente a Rui Rio, uma vez que o ex-autarca já confirmou que apresentará oficialmente a sua candidatura à liderança laranja na próxima quarta-feira.
PUB
Logo depois de Passos Coelho ter revelado que não tentará ser reeleito presidente do PSD nas directas do partido, Santana Lopes deixou desde logo em aberto a possibilidade de se candidatar ao cargo que ocupou entre 2004 e 2005. No programa semanal de debate com António Vitorino, na SIC Notícias, o presidente da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa admitiu estar a "ponderar obviamente" concorrer à liderança social-democrata.
Sobre o jantar de Rui Rio com alguns dos chamados "barões do PSD, Santana lembrou que o próximo líder sairá de eleições directas, defendendo que não vale de nada a alguém "apresentar-se em nome de barões ou baronetes porque quem vota são os militantes".
Já na sexta-feira, em artigo de opinião assinado no Correio da Manhã, Santana Lopes não esclareceu se será candidato mas foi adiantando que está a preparar um programa para o PSD. "Nesta fase, os programas são muito importantes, por mim, é disso que estou a cuidar estes dias", escreve o antigo primeiro-ministro.
PUB
A reforçar a tese de uma candidatura de Santana Lopes esteve este domingo Marques Mendes. O presidente do PSD disse que existem 70% de hipóteses de Santana ser candidato e 30% de não ser".
Fora da corrida estão já o deputado Luís Montenegro e o eurodeputado Paulo Rangel.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Pedro Santana Lopes provedor da Santana Casa da Misericórdia de Lisboa Pedro Passos Coelho Rui Rio presidente do PSDA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda