Schäuble espera que Le Pen "nunca seja presidente de França"
Wolfgang Schäuble, o ministro alemão das Finanças, desejou esta terça-feira, 29 de Novembro, que a candidata da Frente Nacional às eleições de Maio em França não chegue a presidente do país.
PUB
"Para ser claro, espero que a senhora Le Pen nunca venha a tornar-se presidente de França," afirmou em Berlim, citado pela Reuters.
Schäuble elogiou ainda o programa económico defendido por François Fillon - que no domingo venceu as primárias do centro-direita e será o candidato desta área política às eleições - afirmando que é "fortemente plausível."
PUB
Nas declarações feitas durante uma conferência de política internacional, o governante acrescentou que as políticas defendidas por Fillon poderão ajudar França a alcançar o seu verdadeiro potencial.
É esperado que Fillon venha a defrontar a candidata da direita radical, Marine Le Pen, bem posicionada nas últimas sondagens para suceder a François Hollande. Segundo um estudo de opinião divulgado este domingo, o candidato agora apurado Fillon derrotaria Le Pen numa segunda volta, agendada para Maio, com 67% dos votos.
PUB
Entre as propostas deste admirador de Margaret Thatcher estão o aumento da idade da reforma para os 65 anos, o fim da semana de 35 horas de trabalho, o corte da despesa pública em 100 mil milhões de euros ao longo de cinco anos, o fim de um imposto sobre os mais ricos e o aumento do IVA.
À esquerda, depois de o antigo ministro da Economia Emmanuel Macron já se ter posicionado na corrida, há ainda a dúvida se o actual presidente, Hollande, disputará mais um mandato. Este domingo o Politico avançou que é uma questão de dias até que o actual primeiro-ministro, Manuel Valls, anuncie se também ele entra na disputa pela candidatura ao Eliseu. As primárias dos socialistas deverão realizar-se em Janeiro.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Frente Nacional França Le Pen François Fillon Marine Le Pen François Hollande Margaret Thatcher Manuel Valls política governo (sistema)Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda