António José Seguro demite-se de secretário-geral do PS
António José Seguro anunciou este domingo à noite a sua demissão de secretário-geral do PS, assumindo a derrota na eleições primárias. E felicitou António Costa pelo triunfo neste acto eleitoral.
PUB
Seguro só resistiu cerca de 50 minutos ao encerramento das urnas nas eleições primárias. Por volta das 20:50, surgiu no Largo do Rato a assumir a derrota: "cesso hoje funções de secretário-geral do PS".
PUB
"Tive enorme honra em servir Portugal através da liderança do PS", declarou. "Agradeço aos socialistas que por duas vezes me elegeram líder do PS e pela oportunidade que me proporcionaram de servir o nosso país e os portugueses", afirmou Seguro.
PUB
Seguro assumiu a derrota com uma saudação a Costa. "Felicito democraticamente o dr. António Costa. Em democracia ganha as eleições quem tem mais votos e respeitamos os resultados destas eleições", assumiu. "O PS escolheu o seu candidato a primeiro-ministro, está escolhido, ponto final".
PUB
Entre agradecimentos aos seus colaboradores mais próximos e aos militantes e simpatizantes que votaram este domingo, Seguro disse que se fez "história". "Qualquer que tenha sido o vosso voto, saúdo-vos pelo gesto cívico e pela vossa participação", acrescentou Seguro, que disse sentir "orgulho" por "tudo ter feito para aprovar as primeiras eleições primárias em Portugal".
PUB
"Estas eleições são a melhor comemoração do 25 de Abril de 1974", disse ainda.
PUB
Seguro volta a ser militante de base
PUB
Após a demissão, Seguro regressa às origens. "Termino como comecei: regresso hoje à condição de militante de base do PS, que manterei após a realização do próximo congresso". O que significa que não será candidato às próximas eleições directas no partido.
PUB
"Concluo hoje uma das fases mais estimulantes e gratificantes da minha vida", garantiu Seguro. "Hoje, tal como ontem, acreditamos na capacidade dos portugueses e de Portugal", concluiu.
PUB
Enquanto anunciava a sua demissão, os apoiantes de António Costa rejubilavam no Fórum Lisboa.
PUB
Assim que terminou o discurso, Seguro juntou-se à mulher e à filha e recusou responder a mais questões dos jornalistas, nomeadamente se se mantém como deputado. O agora secretário-geral demissionário saiu imediatamente do Largo do Rato com a família e entrou numa viatura, abandonando o local ao volante.
(Notícia actualizada com mais informação às 21:57)
PUB
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda