Trump diz às agências governamentais para cooperarem com a transição para Biden
O ainda presidente norte-americano, Donald Trump, disse esta segunda-feira à sua Administração para começar a cooperar com a equipa de transição do presidente eleito Joe Biden, cedendo assim à pressão dos republicanos para começar a transferir o poder apesar de continuar a contestar os resultados das eleições, refere o Financial Times.
PUB
A declaração de Trump, que quase corresponde a uma formal concessão do poder, surgiu pouco depois de a Administração dos Serviços Gerais – a agência governamental norte-americana responsável por desbloquear os fundos de transição – ter notificado formalmente o presidente eleito de que a sua equipa terá acesso aos recursos federais.
A Administração dos Serviços Gerais apurou hoje que o democrata Joe Biden, é o "aparente vencedor" das eleições presidenciais, 'abrindo caminho' para a transição formal que estava a ser bloqueada pela Administração Trump.
PUB
A responsável pela Administração dos Serviços Gerais, Emily Murphy, determinou que Biden é o vencedor das eleições, apesar de o republicano Donald Trump ainda estar a tentar reverter os resultados das eleições nos estados considerados de 'maior peso' no colégio eleitoral, sublinha por seu lado a Associated Press (AP), citada pela Lusa.
A candidatura de Trump tinha tentado, sem sucesso, impugnar os resultados, por exemplo, na Geórgia e na Pensilvânia. Desta vez, o ainda chefe de Estado norte-americano foi derrotado no Michigan, que certificou hoje a vitória de Biden.
Esta decisão 'abre o caminho' para o democrata Joe Biden poder aceder às agências e fundos federais, de modo a poder começar a constituir formalmente a administração que vai governar o país durante os próximos quatro anos e cuja tomada de posse está agendada para 20 de janeiro.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Donald Trump Joe Biden Administração dos Serviços Gerais política eleiçõesA alma árabe de Fernando Pessoa
Mais lidas
O Negócios recomenda