Ana Catarina Mendes diz que PSD anda "em ziguezague na pandemia"
A deputada do PS acusou o PSD de ser incoerente na resposta que pretende à pandemia. Voltou também atrás no tempo para criticar as respostas dos sociais-democratas às crises.
"O ziguezague em que anda o PSD nesta pandemia é notável", acusou esta quarta-feira a socialista Ana Catarina Mendes, no debate do Estado da Nação. A líder parlamentar do PS criticou as respostas que os sociais-democratas têm defendido em tempo de crise e lembrou que antes da covid-19 o país tinha bons indicadores orçamentais e estava a crescer. " A socialista acusou o PSD de não se preocupar com os problemas que interessam ao país e de não notar que o desemprego está contido e que há uma projeção de crescimento de 4% para este ano. Lembrou as medidas tomadas pelo Executivo para apoiar as empresas e as famílias, contrastando com iniciativas que foram tomadas pelo PSD durante a grande crise financeira. E aproveitou para frisar que o país tinha bons indicadores orçamentais antes de ser afetado pela pandemia.
Na resposta, o primeiro-ministro, António Costa, reforçou a acusação de desorientação ao PSD: "As bancadas à direita têm uma receita: perante uma crise, austeridade, quando não há austeridade, dizem que vem aí o diabo, quando não há austeridade e não vem o diabo não sabem o que hão-de dizer." Costa aproveitou ainda para lembrar o reforço de meios no SNS feito pelo seu governo e reafirmou que é preciso combater a precariedade nas relações laborais, tornada ainda mais evidente pela pandemia.
Mais lidas