Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Câmara de Lisboa critica encerramento de escola "por iniciativa própria"

Escola Básica das Laranjeiras anunciou que não poderia abrir "nos próximos dias" por falta de funcionários devido a caso de Covid-19. Autarquia revela que não foi informada e que havia assistentes em número suficiente, anunciando que a escola reabrirá esta terça-feira.

David Martins/Correio da Manhã
Sábado 22 de Setembro de 2020 às 00:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) veio criticar o encerramento "por iniciativa própria" da escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, devido à falta de funcionários em número suficiente após um destes ter testado positivo para a covid-19. 

Em comunicado, a autarquia revela que não foi "previamente informada sobre qualquer dificuldade" com o número de assistentes operacionais da escola e que as orientações do Ministério da Educação apontam que é necessário submeter uma proposta para o encerramento de estabelecimentos escolares.

A CML refere ainda que, no início deste ano letivo, contratou mais 100 assistentes operacionais para reforçar o número de funcionários nas escolas - na qual se incluia também a Escola Básica1/Jardim de Infância (EB1/JI) das Laranjeiras.


Numa nota enviada este domingo a encarregados de educação dos alunos, a que a Agência Lusa teve acesso, o Agrupamento de Escolas das Laranjeiras revelava que o 1.º ciclo da EB1/JI das Laranjeiras iria ficar encerrado "nos próximos dias" e que a situação seria avaliada "dia a dia", culpabilizando pela situação o facto de "não haver assistentes operacionais em número suficiente".


A Câmara de Lisboa aponta, no entanto, que a escola "tinha assistentes operacionais em número suficiente" (9) para manter a escola a funcionar, mesmo com a infeção, de acordo com as orientações do Ministério da Educação e da Direção-Geral de Saúde.

Ainda assim, acrescenta, garantiu a "colocação de mais 4 assistentes operacionais" a partir desta terça-feira.

Ver comentários
Saber mais CML Lisboa Câmara Municipal de Lisboa Laranjeiras política educação escolas
Mais lidas
Outras Notícias