Homens de confiança de Costa demitiram-se. Quem são eles?
São homens de confiança de Costa saem do Executivo, que agora saem do elenco governativo.
João Vasconcelos
Esteve na Startup de 2011 a 2015, de onde saiu para assumir a pasta da indústria. E aqui ficou conhecido pela associação ao empreendedorismo – embora profissionalmente a área estivesse já antes no seu currículo – e indissociável da Web Summit, conquistada para Portugal durante três anos. As lides governativas começaram, no entanto, antes.Na Rua da Horta Seca, onde está instalado o Ministério da Economia, João Vasconcelos era visto, em alguns círculos, como o principal titular da pasta. Era secretário de Estado da Indústria, mas esteve em todos os anúncios relevantes e sempre associado a investimento e empreendedorismo. Chegara ao Governo vindo da Startup Lisboa, a incubadora da Câmara Municipal de Lisboa, para o qual foi escolhido pelo então edil António Costa.
Esteve na Startup de 2011 a 2015, de onde saiu para assumir a pasta da indústria. E aqui ficou conhecido pela associação ao empreendedorismo – embora profissionalmente a área estivesse já antes no seu currículo – e indissociável da Web Summit, conquistada para Portugal durante três anos. As lides governativas começaram, no entanto, antes.
João Vasconcelos tinha sido adjunto e assessor do primeiro-ministro José Sócrates, com responsabilidade em pastas como assunto regionais e economia. Antes de entrar nestes governos de Sócrates, João Vasconcelos tinha sido vice-presidente da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), entre 1999 e 2005. Tem 42 anos.
Fernando Rocha Andrade
A secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais não foi a primeira experiência de Rocha Andrade. Já tinha estado no governo de Sócrates na Administração Interna, entre 2005 e 2008. Tinha chegado a esse ministério pela mão do primeiro ministro da Administração Interna de Sócrates: António Costa. Quando este chegou a primeiro-ministro, Rocha Andrade foi para a secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, num ministério a quem coube ser assumido por um independente. Rocha Andrade é membro, segundo consta do seu currículo, do secretariado nacional do Partido Socialista.
Sobre o primeiro-ministro já assumiu ser "um grande amigo que me deu esta [secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais] oportunidade que muito me honra, e tem-me dado outras oportunidades ao longo da minha vida e muito agradeço isso". Rocha Andrade tem 46 anos.
Jorge Costa Oliveira
Aí permaneceu para ser membro da comissão da Região Administrativa Especial de Macau para o primeiro concurso público para atribuição de concessões para a exploração de jogos de fortuna ou azar, tendo-se tornado, depois disso, membro da comissão do jogo de Macau. Segundo o currículo que está no site do Governo, ainda se manteve ligado a Macau, até 2010, como coordenador do gabinete para os assuntos do direito internacional do Governo de Macau.
Nos anos que esteve em Macau cruzou-se com outro membro do actual executivo – o ministro adjunto Eduardo Cabrita.
Entre Março de 2011 e Dezembro de 2015, antes de assumir funções, foi consultor independente. Em Março acabou por ser chamado a uma audição parlamentar, na qual foi confrontado com a sua discrição. À qual respondeu ser por mera "falta de tempo". "Não é possível andar em reuniões com as associações representativas dos principais sectores e nas feiras, a bater palmadas nas costas dos empresários a dizer ‘força nisso’, e ainda a dar entrevistas", disse o secretário de Estado da Internacionalização, citado pelo i.
Mais lidas