Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Livre elege Joacine Katar Moreira para o Parlamento

Joacine Katar Moreira foi eleita deputada pelo Livre. Este partido junta-se assim ao Iniciativa Liberal e ao Chega na estreia parlamentar.

Negócios jng@negocios.pt 07 de Outubro de 2019 às 00:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • 18
  • ...

O Livre fundado em 2014 pelo historiador Rui Tavares assegurou, pela primeira vez, representação no Parlamento.

 

Joacine Katar Moreira foi a cabeça de lista por Lisboa e será a representante do Livre no Parlamento. A futura deputada tem 37 anos e é natural da Guiné-Bissau. Licenciada em História Moderna e Contemporânea – vertente de Gestão e Animação de Bens Culturais e mestre em Estudos do Desenvolvimento. É doutorada em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL. Foi bolseira de Investigação a trabalho em arquivos e consultora em Organizações não-governamentais. É ativista anti-racista. 

 

Depois de ter alcançado 2,18% dos votos nas eleições europeias de 2014, ficando à beira de eleger Rui Tavares para o Parlamento Europeu, a coligação Livre-Tempo de Avançar não foi além dos 0,73% nas legislativas do ano seguinte.

 

Já em maio último, o partido voltou a crescer nas urnas ao obter 1,83% nas europeias.

A cabeça de lista do Livre por Lisboa, eleita nas legislativas de domingo, afirmou hoje que "não há lugar para extrema-direita no parlamento", salientando que o seu partido será "a esquerda anti-fascista e anti-racista".

"Não há lugar para extrema-direita no parlamento português", gritou Joacine Katar Moreira no púlpito montado na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, após confirmar que tinha garantido a eleição.

Ver comentários
Saber mais Joacine Katar Moreira Livre Rui Tavares política
Mais lidas
Outras Notícias