pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Marcelo quer voltar a falar com PS, Chega e PSD antes de decidir sobre novo Governo

O Presidente da República vai ouvir novamente os três partidos mais votados, mas só depois de dia 28 de maio, quando já forem conhecidos os resultados dos círculos da emigração.

Estela Silva/Lusa
23 de Maio de 2025 às 23:30

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou sobre a constituição do futuro Governo que terá de voltar a falar com PS, Chega e PSD, e que não será antes de 28 de maio.

Em declarações à entrada da Casa da Música, no Porto, onde assistiu a um concerto da Orquestra Sinfónica do Porto, o chefe de Estado, quando questionado se estava tranquilo após ter recebido todos os partidos, respondeu faltarem "ainda três conversas muito importantes".

"Falta uma conversa com a eventual nova liderança do PS. Eu tive a conversa com quem saía. Agora vou ter a conversa com quem pretende entrar. Faz a diferença! Segundo, a conversa com o partido que pode passar a ser o partido líder da oposição, mas só sabe dia 28 à noite. E, finalmente, a conversa com o partido do primeiro-ministro, que naturalmente tem que saber o que é que pensam os outros partidos para saber aquilo com que conta", informou Marcelo Rebelo de Sousa.

E prosseguiu: "Portanto, até dia 29 vamos esperar pelos resultados provisórios do dia 28. Vamos esperar pela posição de quem quer assumir a liderança do PS e vamos esperar para ver se o Chega passa a segundo partido (...) e a líder da oposição ou não".

Perante a insistência dos jornalistas sobre se lhe parece ter encontrado uma solução de governabilidade melhor ou menos má, o Presidente da República disse preferir esperar para ver ao mesmo tempo que lembrou ser um "otimista".

"Acho que há condições para esperar isso porque é isso que interessa para o país", afirmou.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio