Taxa de alcoolemia vai baixar para os 0,2 para recém-encartados
O Governo quer baixar a taxa limite de alcoolemia dos actuais 0,5 para 0,2 gramas por litro de sangue.
O Ministério da Administração Interna (MAI) já preparou uma alteração ao Código da Estrada que prevê a redução da taxa limite de alcoolemia dos actuais 0,5 para 0,2 gramas por litro de sangue. Este novo limite vai aplicar-se a novos condutores, durante um período probatório, assim como a condutores de veículos de passageiros, de mercadorias perigosas e de emergência, de acordo com o “Diário de Notícias”.
Esta é uma das medidas mais imediatas com que o Governo pretende responder às conclusões negativas da avaliação da primeira fase (2008-2011) da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária. De acordo com esse relatório, o número de condutores mortos com álcool no sangue continua a ser, de acordo com documentos oficiais a que este jornal teve acesso, superior à meta estabelecida: 37,1% acima dos valores permitidos.
Já em 2001 o então secretário de Estado da Administração Interna, Rui Pereira, tinha tentado baixar este limite mas, segundo o “DN”, não terá resistido ao lóbi dos vitivinicultores.
Mais lidas