Alexis Tsipras já tomou posse como primeiro-ministro grego
Alexis Tsipras já é oficialmente primeiro-ministro da Grécia. Precisamente um mês e um dia depois de ter apresentado a sua demissão, em conjunto com a do Governo que chefiou durante cerca de sete meses, ao presidente da República grego, Prokopis Pavlopoulos, esta segunda-feira, 21 de Setembro, Tsipras reassumiu a chefia do Executivo.
PUB
Tal como após as eleições legislativas de 25 de Janeiro deste ano, o líder do Syriza dispensou o habitualmente característico ritual ortodoxo que presidia às cerimónias de tomadas de posse. Segundo palavras proferidas por Alexis Tsipras depois da vitória eleitoral do passado domingo, o Syriza recebeu um "mandato de quatro anos", que o novo primeiro-ministro pretende cumprir na íntegra para "devolver o orgulho" ao povo helénico.
PUB
Tsipras irá assim suceder a Vassiliki Thanou, presidente do supremo tribunal, que assumiu a chefia de um Governo provisório durante o período que mediou entre a demissão do secretário-geral do Syriza e esta segunda-feira.
PUB
Duas horas antes de tomar posse como primeiro-ministro, o líder do Syriza já havia recebido mandato do presidente Pavlopoulos para a formação de Governo, cujos membros serão conhecidos já amanhã, 22 de Setembro. Euclid Tsakalotos, sucessor de Yanis Varoufakis, deverá reassumir a pasta das Finanças. O Syriza venceu as eleições de ontem conquistando 35,5% dos votos, um resultado muito próximo daquele verificado a 25 de Janeiro. Apesar de ter perdido quase 300 mil votos face à eleição de Janeiro, o partido de Alexis Tsipras elegeu 145 deputados, menos quatro do que no último acto eleitoral. Ao contrário do sucedido depois da eleição que colocou, pela primeira vez, o Syriza no Governo, os dirigentes europeus mostram-se bem menos receosos, acreditando no compromisso do próximo Executivo helénico com as reformas previstas no memorando de entendimento negociado entre a anterior equipa de Tsipras e os credores. Antes mesmo da tomada de posse, Tsipras e a chanceler alemã, Angela Merkel, mantiveram uma curta conversa telefónica em que ambos terão acordado "cooperar de perto nos temas europeus". Antes, o porta-voz de Merkel, Steffen Seibert, reiterou a vontade do Governo germânico em "trabalhar estreitamente e em parceria com o novo Governo grego". (Notícia actualizada às 18h55)
PUB
O Syriza venceu as eleições de ontem conquistando 35,5% dos votos, um resultado muito próximo daquele verificado a 25 de Janeiro. Apesar de ter perdido quase 300 mil votos face à eleição de Janeiro, o partido de Alexis Tsipras elegeu 145 deputados, menos quatro do que no último acto eleitoral.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Grécia Alexis Tsipras Governo Prokopis Pavlopoulos Vassiliki Thanou Euclid Tsakalotos Yanis Varoufakis primeiro-ministro Angela MerkelMais lidas
O Negócios recomenda