Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa grega e juros a dois anos caem após eleições darem vitória ao Syriza

A bolsa de Atenas encerrou em queda pela primeira vez em cinco sessões, e os juros a dois anos caíram 50 pontos base, depois de o Syriza ter vencido novamente as eleições, este domingo.

28º Grécia - Pontuação 55,5
Rita Faria afaria@negocios.pt 21 de Setembro de 2015 às 16:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

A bolsa de Atenas encerrou em queda esta segunda-feira, 21 de Setembro, depois de quatro sessões consecutivas de ganhos. O principal índice grego desceu 0,36%, contrariando os ganhos das principais praças europeias.

O sector financeiro foi um dos que mais pressionou a bolsa helénica, com o índice que reúne os maiores bancos do país – o FTSE/Athex Banks Index – a descer 8,32%. As maiores descidas foram protagonizadas pelo Eurobank Ergasias, que afundou 11,9% e pelo Alpha Bank, com uma descida de 9,66%. O National Bank of Greece deslizou 7,54% e o Eurobank Ergasias perdeu 3,33%.   

Esta evolução acontece depois de o Syriza ter vencido as eleições legislativas deste domingo. O partido liderado por Alexis Tsipras conseguiu eleger 145 deputados, tendo conquistado 35,47% dos votos, o que sozinho não lhe dá uma maioria absoluta, já que precisava de 151 mandatos. 

Contudo, como Tsipras anunciou ainda no domingo a coligação com os Gregos Independentes vai ser revalidada, o que lhe confere uma maioria parlamentar, já que o partido de coligação consegue eleger 10 deputados (3,69% dos votos).

 

Assim, os dois partidos conseguem eleger 155 deputados, o suficiente para Alexis Tsipras poder governar com maioria absoluta. 

 

Já a dívida grega negociou sem uma tendência definida esta segunda-feira, com os juros a subirem nos prazos mais longos e a caírem nas maturidades mais curtas. A ‘yield’ associada à dívida a dois anos desceu 50,1 pontos base para 10,307%, enquanto os juros das obrigações a dez anos subiram 2,7 pontos base para 8,255%, próximo do valor mais baixo desde Dezembro do ano passado. 

O presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, deverá empossar ainda esta segunda-feira, Alexis Tsipras como primeiro-ministro grego. 

Ver comentários
Saber mais Bolsa de Atenas banca juros dívida eleições Athex Banks Index Eurobank Ergasias Alpha Bank National Bank Alexis Tsipras política Prokopis Pavlopoulos Grécia
Outras Notícias