Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Tsipras deverá ser empossado primeiro-ministro às 18h

Alexis Tsipras venceu as eleições legislativas deste domingo e vai ser empossado ainda esta segunda-feira. A imprensa grega já avança com horas: 20h, em Atenas, ou seja, menos duas horas em Lisboa.

Reuters
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 21 de Setembro de 2015 às 10:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

O presidente da Grécia, Prokopis Pavlopoulos, vai empossar ainda esta segunda-feira, 21 de Setembro, Alexis Tsipras como primeiro-ministro grego, depois do Syriza ter vencido as eleições deste domingo com 35,47% dos votos.

 

O jornal grego Proto Thema avança já a hora da cerimónia que dará posse a Alexis Tsipras: 20h, hora local – 18h em Lisboa. O jornal não revela contudo onde obteve a informação, adianta a Bloomberg.

 

Tsipras revelou, segundo a imprensa grega, que anunciará o novo Governo na terça-feira, depois de uma reunião do Syriza, que está agendada para as 13h de Atenas.

 

Na quarta-feira, 23 de Setembro, que será já primeiro-ministro grego vai participar na Cimeira Europeia sobre os refugiados, um tema que tem provocado algumas divisões no seio da Europa e que tem posto também a Grécia no centro das atenções, já que muitos migrantes optam por entrar na Europa através deste país.

 

O Syriza, liderado por Alexis Tsipras, conseguiu eleger 145 deputados, tendo conquistado 35,47% dos votos, o que sozinho não lhe dá uma maioria absoluta, já que precisava de 151 mandatos. Contudo, como Tsipras anunciou ainda no domingo a coligação com os Gregos Independentes vai ser revalidada, o que lhe confere uma maioria parlamentar, já que o partido de coligação consegue eleger 10 deputados (3,69% dos votos).

 

Assim, os dois partidos conseguem eleger 155 deputados, o suficiente para Alexis Tsipras poder governar com maioria absoluta. 

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Grécia eleições eleições legislativas Prokopis Pavlopoulos Europa política
Outras Notícias