Moedas reeleito em Lisboa mas sem maioria
"Os lisboetas falaram, votaram e decidiram. Decidiram continuar connosco", disse Carlos Moedas, em declarações, a uma audiência que gritava "vitória" e já depois de a principal oponente, a socialista Alexandra Leitão, já admitiu a derrota na corrida à capital portuguesa.
O atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que é assim reconduzido para um segundo mandato, disse já ter falado com Alexandra Leitão, mas é aos lisboetas que se dirige. "Obrigado Lisboa, obrigado lisboetas", afirmou.
PUB
Com 13 freguesias ainda por apurar, Moedas avança que conseguiu apenas oito dos 17 mandatos - sendo o nono necessário para ter maioria absoluta. O PS, de Alexandra Leitão, terá conseguido seis mandatos.
O presidente da Câmara sublinhou, ainda assim, que conseguiu mais 30 mil votos do que nas últimas autárquicas. "Os lisboetas disseram que querem mais Moedas", referiu, prometendo avançar com os projetos que ficaram por concretizar. "Lisboa está no caminho certo".
E chamou os restantes partidos ao diálogo. "Os lisboetas querem estabilidade nesta cidade", sublinhou. "Esperamos também a responsabilidade da oposição. Para governarmos a cidade, precisamos de todos à volta da mesa. O interesse de Lisboa estará sempre acima de tudo", acrescentou.
PUB
Questionado sobre se afasta negociações com algum partido, Carlos Moedas rejeitou responder, dizendo apenas que o PSD fez uma coligação antes das eleições, com CDS-PP e Iniciativa Liberal. "Nós governámos com muita dificuldade. Podemos fazer muito mais. Uma câmara municipal não tem coligações pós-eleitorais, as coligações são feitas antes das eleições", disse.
Saber mais sobre...
Saber mais Parlamento Governo Ministro (governo) Carlos Moedas Lisboa Alexandra Leitão Iniciativa Liberal Câmara Municipal de Lisboa CDS - Partido Popular Partido Social DemocrataMais lidas
O Negócios recomenda