Porto: Sondagens dão ligeira vantagem a Pedro Duarte (AD) sobre Pizarro (PS)
Projeções dão ligeira vantagem ao ex-ministro de Luís Montenegro no Porto.

O candidato Pedro Duarte (PSD, CDS, IL) segue com ligeira vantagem na corrida à presidência da Câmara do Porto, segundo as sondagens para a SIC e TVI/CNN, embora apontem para já para um empate técnico, bem como a para a CMTV e NOW.
Segundo a sondagem do ICS, ISCTE, GfK, Pitagórica, tanto para SIC como para a TVI/CNN, Pedro Duarte pode ter um resultado eleitoral entre 34,2% e 39,4% dos votos, ficando à frente de Manuel Pizarro, que, para já, poderá obter entre 32% e 37,2% dos votos.
Depois, Miguel Corte-Real, do Chega, deverá ser o terceiro mais votado, com uma percentagem entre 6,8% e 10,2%, perto de Filipe Araújo (independente), entre 3,8% e 6,8%. Diana Ferreira (CDU) terá entre 2,7% e 5,5% dos votos; Hélder Sousa (Livre), entre 2,4% e 5%, segundo a sondagem da SIC (ICS/ISCTE/GfK/Pitagórica).
Nesta sondagem, os dois poderão conseguir entre cinco a sete mandatos. A margem de erro desta sondagem é de 0,51%.
Já a sondagem da Intercampus para a CMTV e NOW, dá a vitória, ainda que por pequena margem, para Pedro Duarte no Porto, que vence com 37% a 41% dos votos, ou seja, entre seis e oito mandatos. Já o PS consegue quatro a seis mandatos graças a uma percentagem dos votos que vai de 30,8% a 34,8%.
Já Manuel Pizarro, do PS, consegue entre 30,8% e 34,8% dos votos, o que lhe dá entre quatro e seis mandatos. O Chega (6,2% a 10,2%) poderá conseguir até dois mandatos, enquanto CDU (2,5% a 6,5%), o independente Filipe Araújo (3,5% a 7,5%), BE (0,1% a 4,1%) e Livre (1,3% a 5,3%) terão, no máximo, um mandato.
A margem de erro desta sondagem é de aproximadamente 1,3%.
Também a projeção divulgada pela RTP, o candidato da coligação que junta PSD, CDS-PP e IL tem vantagem, conquistando entre 36 e 40% dos votos, enquanto o PS recolherá entre 33% a 37% dos votos. Estas projeções de voto significam que os dois candidatos podem ficar com cinco a sete vereadores.
A RTP atribui o terceiro lugar ao candidato do Chega com 6 a 9% dos votos e a eleição de um vereador, seguido pelo independente Filipe Araújo, com 4 a 6% dos votos (entre zero e um mandato). A CDU não deverá conseguir eleger.
A Câmara do Porto é ainda liderada por Rui Moreira (independente apoiado pelo CDS e Iniciativa Liberal), que em 2021 foi eleito para o terceiro mandato. O líder da autarquia não se pôde recandidatar, pela limitação de mandatos autárquicos prevista na lei.
(Notícia atualizada com mais informação às 21:23)
Mais lidas