PSD defende eleições autárquicas a 22 de Setembro
O PSD defendeu esta quarta-feira junto do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a realização das eleições autárquicas no dia 22 de Setembro, anunciou o vice-presidente do partido Jorge Moreira da Silva.
"A nossa preferência vai para as datas possíveis em Setembro, desde logo para 22 de Setembro", afirmou Moreira da Silva aos jornalistas, à saída da audiência com o primeiro-ministro, na residência oficial do chefe de Governo.
O PSD foi o primeiro partido a reunir com o primeiro-ministro, que esta quarta-feira vai ouvir os partidos para determinar em que dia vão decorrer as eleições autárquicas deste ano.
A Lusa noticiava, na terça-feira, que o CDS também quer que a data das eleições seja a 22 de Setembro, enquanto o Bloco de Esquerda defende que os portugueses devem ir às urnas a 13 de Outubro.
A disparidade das datas poderá estar relacionada com a data de entrega do Orçamento do Estado para 2014. Tem sido noticiado pela imprensa que os partidos que estão no Governo (PSD e CDS) querem que as eleições sejam marcadas com alguma distância da apresentação do documento. Enquanto os partidos da oposição preferem que seja em cima da data da entrega do Orçamento.
O primeiro partido a ser recebido foi o PSD, às 15h00, seguindo-se o PS às 15h30, o CDS-PP às 16h00, o PCP às 16h30, o Bloco de Esquerda às 17h00 e o Partido Ecologista "Os Verdes" às 17h30.
De acordo com o artigo 15.º da lei eleitoral dos órgãos das autarquias locais, "o dia da realização das eleições gerais para os órgãos das autarquias locais é marcado por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência".
Segundo o mesmo artigo, estas eleições "realizam-se entre os dias 22 de Setembro e 14 de Outubro do ano correspondente ao termo do mandato" e "o dia dos actos eleitorais é o mesmo em todos os círculos e recai em domingo ou feriado nacional".
Mais lidas