Parlamento escolhe entre Negrão e Ferro para presidente
O PSD e o CDS indicaram Fernando Negrão, o PS Ferro Rodrigues, que espera ter também o apoio à esquerda do Bloco e do PCP. A Assembleia da República, que reuniu esta sexta-feira, 23 de Outubro, pela primeira vez nesta 13ª legislatura, vai escolher quem presidirá ao hemiciclo naquele que se adivinha ser já o primeiro confronto esquerda/direita.
PUB
A votação será esta tarde, a partir das 15:30, e o escolhido terá de recolher a maioria absoluta dos votos, ou seja, mais de 115. Isso, à partida, deixa poucas hipóteses a Fernando Negrão, muito embora o voto seja secreto.
PUB
Nuno Magalhães, do CDS-PP, sublinhou, em declarações aos jornalistas, que "em toda a história, o presidente do Parlamento foi sempre um deputado indicado pelo partido com mais mandatos".
PUB
Pouco depois, também Paulo Portas bateria na mesma tecla. À saída de um encontro com o grupo parlamentar do CDS-PP, Portas afirmou também que "ao longo de 40 anos, o presidente do Parlamento sempre foi uma emanação do partido mais votado". Mesmo, recordou, "em legislaturas em que o PSD e o CDS somavam mais deputados".
PUB
Caso desta vez não se cumpra a tradição, isso será já o espelho do que espera o futuro governo minoritário de Passos Coelho, que ainda não foi tomou posse como primeiro-ministro e já terá perdido a primeira batalha no Parlamento, a da eleição do presidente da Assembleia da República.
PUB
Por outro lado, esta votação permite também ter uma ideia da união dentro do PS. Seguristas como Brilhante Dias ou Álvaro Beleza. Este último já fez saber que não será por si que o PS não se vai unir e Brilhante Dias, disse, em declarações ao Negócios, que Ferro Rodrigues tem o seu apoio.
(notícia actualizada às 15:05 com mais informação)
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Fernando Negrão Ferro Rodrigues PSD CDS PS Assembleia da República Parlamento políticaMais lidas
O Negócios recomenda