Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Centro da política nacional desloca-se para Bruxelas

A guerra política nacional está esta quinta-feira, 15 de Outubro, em Bruxelas. Pedro Passos Coelho, António Costa e Catarina Martins estão na capital belga.

Bruno Simão/Negócios
Negócios 15 de Outubro de 2015 às 10:43
  • Assine já 1€/1 mês
  • 11
  • ...
António Costa já voou para Bruxelas e esta quinta-feira, 15 de Outubro, ao meio-dia estará na reunião do Partido Socialista Europeu (PSE), que junta chefes de Estado, primeiros-ministros e outras individualidades socialistas europeias, como François Hollande, Matteo Renzi ou Sigmar Gabriel. 

O Público diz mesmo que António Costa aproveitará a sua presença em Bruxelas para "abordar a situação política do país e pedir apoio, depoir de dar garantias do seu compromisso com as regras europeias". Uma presença no encontro ao mais alto nível, mesmo depois de António Costa não ter saído vencedor das eleições legislativas em Portugal de 4 de Outubro. Ainda assim, tem estado em conversações com a coligação Portugal à Frente, vencedora das eleições, para eventual entendimento, já que a coligação ganhou mas sem maioria. António Costa tem-se reunido com PSD/CDS, mas também com as forças mais à esquerda do hemiciclo. 

Em Bruxelas, a agenda de Costa, segundo o Público, inclui um conjunto de reuniões, algumas "secretas".

Com a sua força política europeia estará também Pedro Passos Coelho. Às 11h30 (hora de Lisboa), mais uma hora em Bruxelas, o líder do PSD estará na reunião do PPE (Partido Popular Europeu),
 a maior família política europeia.

Estes encontros dos partidos europeus antecedem por regra os conselhos europeus. Passos Coelho parte depois, enquanto primneiro-ministro em exercício, para a reunião dos chefes de governo europeus, cuja primeira reunião de trabalho está marcada para as 16h45 (hora local), isto depois da habitual fotografia de grupo.

Quem também estará em Bruxelas esta quinta-feira é Catarina Martins que se vai encontrar com a líder do grupo da Esquerda Unitária (GUE), Gabriele Zimmer. O encontro decorrerá ao início da tarde no Parlamento Europeu e segundo uma nota do Bloco de Esquerda, citada pela Lusa, pretende que seja uma reunião para "abordar a situação política em Portugal".

Mas o Diário de Notícias avança que Catarina Martins aproveitará a deslocação a Bruxelas para se encontrar com o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras. 

Desde que as eleições decorreram a 4 de Outubro, os líderes dos principais partidos nacionais têm-se desdobrado em reuniões a fim de tentarem uma solução de governabilidade, já que nenhuma força teve maioria. Contados os votos dos emigrantes, o hemiciclo ficou com 107 deputados do PSD e CDS, o PS ficou com 86, o Bloco com 19, o PCP/PEV com 17 e o PAN conseguiu um deputado.
Ver comentários
Saber mais António Costa Bruxelas Partido Socialista Europeu PSD CDS Pedro Passos Coelho PPE Partido Popular Europeu Catarina Martins Esquerda Unitária
Mais lidas
Outras Notícias