Dívidas de hospitais aumentaram 24% em Maio
As dívidas dos hospitais têm aumentado em todo o país. No mês de Maio, a dívida dos hospitais do sector empresarial do Estado somavam 1,2 mil milhões de euros, um agravamento de 24% face ao mesmo período de 2016 e, segundo o Jornal de Notícias, um valor nunca alcançado durante 2016.
PUB
De acordo com os dados da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) citados pelo mesmo jornal, o Centro Hospitalar Lisboa Norte – que integra o Santa Maria e o Pulido Valente – devia aos fornecedores 153 milhões de euros. Um número que supera os pagamentos em atraso de 15 instituições do Norte: oito hospitais, três unidades locais de saúde e um instituto de oncologia. No total, estas instituições do Norte tinham dívidas de 137 milhões de euros. As farmacêuticas lideram a lista dos principais credores dos hospitais.
Questionada pelo Jornal de Notícias, fonte oficial da ACSS explicou que os ministério da Saúde e das Finanças "encontram-se a analisar soluções que permitam, de forma sustentada, diminuir a dívida a fornecedores externos e diminuir igualmente a amplitude das variações ao longo do ano".
Aliás, a mesma fonte adiantou ainda que entre Abril e Junho injectou "verbas extraordinárias nos hospitais de 32 milhões de euros por mês". Porém, "o ritmo a que está a ser feita a injecção é inferior ao ritmo de acumulação de novos pagamentos em atraso", sublinha a ACSS.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais ACSS Administração Central do Sistema de Saúde Centro Hospital Lisboa Norte Santa Maria SaúdeMais lidas
O Negócios recomenda