Fundo Atena e 3T tomam Hospital do Chiado após mais de 350 anos de gestão Venerável

A Unisana Hospitais, “joint venture” entre a “private equity” e a 3T Portugal que soma já cinco investimentos na saúde, entra em Lisboa e celebra um acordo com a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco da Cidade para assumir a gestão do Hospital da Ordem Terceira do Chiado.
O Hospital da Ordem Terceira do Chiado, em Lisboa, é agora gerido pela Unisana Hospitais.
D.R.
Rui Neves 11:00

A Atena Equity Partners, que gere fundos detentores de empresas como a Malo Clinic, a Sidefarma, a Matcerâmica, a NacionalGest ou a Plastrofa, firmou, em plena pandemia de covid-19, uma “joint venture” com a 3T Portugal dedicada ao investimento na saúde, na área hospitalar, que realizou já cinco investimentos.

Começou por adquirir o Hospital Particular de Almada, no verão de 2021, tendo no final do ano seguinte comprado o Hospital Soerad, em Torres Vedras. Seguiu-se a aquisição de clínicas em Santarém e a gestão do portuense Hospital da Lapa.

PUB

Entretanto, em março do ano passado, a “joint venture” decidiu criar uma marca chapéu para os seus investimentos, fazendo nascer um novo grupo de saúde em Portugal – a Unisana Hospitais, que acaba de realizar o seu quinto investimento e que corporiza a chegada do grupo a Lisboa.

O ainda jovem grupo hospitalar assumiu a gestão e exploração do Hospital da Ordem Terceira do Chiado, no quadro de uma parceria celebrada com a Venerável Ordem Terceira de S. Francisco da Cidade.

“A Unisana Hospitais gere diretamente o Hospital da Ordem Terceira do Chiado, controlando 100% da gestão”, numa parceria que “não envolve o ativo imobiliário”, sublinhou fonte oficial do grupo ao Negócios.

PUB

“Com esta parceria, o grupo Unisana Hospitais ultrapassa os 40 milhões de euros de volume de negócios”, passando a operar com uma equipa de “450 trabalhadores e mais de mil colaboradores (prestadores de serviço)”, adiantou o mesmo responsável.

O Hospital da Ordem Terceira do Chiado, fundado no coração de Lisboa há mais de 350 anos, presta serviços de saúde em instalações de sete mil metros quadrados, oferecendo diversas especialidades médico-cirúrgicas, entre as quais, cirurgia geral, ortopedia, cirurgia plástica e oftalmologia.

PUB

Com uma equipa de mais de uma centena de médicos, a unidade hospitalar do Chiado tem zonas de ambulatório para consultas e diagnóstico (incluindo imagiologia, cardiologia, análises e exames endoscópicos de gastrenterologia) e terapêutica (MFR, salas de tratamentos), contando com quatro salas de bloco, além de salas de pequena cirurgia, recobro, cuidados intermédios e 40 camas de internamento.

“A ‘joint venture’ entre a Atena Equity Partners e a 3T Portugal vai promover o desenvolvimento do Hospital da Ordem Terceira do Chiado, investindo no reforço das especialidades, na constante modernização tecnológica e de infraestruturas e na prestação de cuidados de saúde personalizados e de proximidade”, promete a Unisana Hospitais, em comunicado.

PUB

“A parceria vai também fomentar sinergias entre as várias unidades sob gestão, em especial com as localizadas na área metropolitana de Lisboa, potenciando o serviço ao cliente e economias de escala e de conhecimento, bem como gerando oportunidades para os vários ‘stakeholders’”, acrescenta.

A Unisana Hospitais realça, ainda, que “o projeto estratégico para Hospital da Ordem Terceira do Chiado vai beneficiar das competências técnicas, operacionais e financeiras dos parceiros envolvidos, prevendo-se o crescimento nas áreas clínicas centrais da unidade, como a cirurgia e o diagnóstico”, assim como “serão desenvolvidas novas especialidades e áreas de atividade, aproveitando a capacidade de resposta instalada e novos investimentos em tecnologia, ao serviço da saúde”.

Pub
Pub
Pub