Atena compra Buzz DMC com Salgado ao CEO Calapez
A dona de empresas como a Science4you e a Malo Clinic entra no setor do turismo com a aquisição de uma agência de “destination management”, presente em Portugal e Espanha com 10 escritórios e zonas operacionais, que emprega mais de 60 pessoas e fatura 25 milhões de euros.
O fundo Atena III, gerido pela Atena Equity Partners, tomou o controlo da Buzz DMC, especialista na organização e execução de experiências turísticas e corporativas.
Uma operação que contou com a participação de Gonçalo Salgado, antigo CEO da agência de viagens Geostar e sócio do grupo de restauração SushiCafé, que assume agora o cargo de chairman da Buzz DMC.
A equipa de gestão atual da agência de “destination management” vai manter-se em funções, sendo liderada por Rui Calapez, anterior acionista principal da empresa.
Esta aquisição corporiza a entrada da Atena no setor do turismo, num investimento que “vai permitir acelerar o plano de expansão da Buzz DMC, conjugando crescimento orgânico e por aquisições e reforçando a sua atividade em Portugal e Espanha”, avança a nova dona da empresa, em comunicado.
Fundada em 2008, a Buzz DMC está presente em Lisboa, Faro, Porto, Funchal e Ponta Delgada, e em Espanha nas regiões de Madrid, Barcelona, Ilhas Canárias, Galiza e Andaluzia, num total de seis escritórios e quatro centros de operações, tendo fechado o último exercício com um volume de negócios de 25 milhões de euros.
“Estamos empenhados em dinamizar o tecido empresarial português, ajudando as empresas a desenvolverem-se e contribuindo para as exportações nacionais e para a crescente internacionalização das empresas. O investimento na Buzz DMC representa a nossa entrada no setor do turismo e permite-nos contribuir para o desenvolvimento do segmento ‘premium’ nacional, servindo clientes empresariais e particulares de todo o mundo”, afirma Miguel Lancastre, sócio fundador da Atena Equity Partners.
Já Gonçalo Salgado, investidor e chairman da Buzz DMC, considera que, “fruto do trabalho desenvolvido, a Buzz DMC é hoje reconhecida a nível nacional e internacional pela sua capacidade distintiva de organização e execução de experiências turísticas e corporativas na Península Ibérica, com um enfoque claro na personalização, autenticidade e sofisticação dos serviços”.
“Em conjunto com a Atena Equity Partners e a equipa de gestão, vamos acelerar a expansão da empresa aproveitando as várias oportunidades de crescimento”, remata Gonçalo Salgado.
Por sua vez, Rui Calapez, que se mantém como CEO da agência, enfatiza que “a Atena Equity Partners tem um historial de geração de valor, contando com recursos financeiros e humanos que contribuirão para a expansão da Buzz DMC e para prosseguir com a forte especialização e criação de valor acrescentado”.
E elogia o chairman da Buzz DMC: “A participação do Gonçalo Salgado, com todo o seu conhecimento do setor, permitirá reforçar ainda mais as nossas competências e prosseguir com o nosso serviço distintivo aos clientes, tanto em Portugal como em Espanha”, conclui Calapez.
Além da Buzz DMC, os fundos geridos pela Atena contam na sua paleta de participações com a rede de clínicas dentárias Malo Clinic, a farmacêutica Sidefarma, a empresa de acabamentos têxtil de luxo Quinta & Santos, a fabricante de brinquedos educativos Science4You, a produtora e comercializadora de produtos de cerâmica “tableware” Matcerâmica, o grupo especialista em cibersegurança e tecnologias de informação Redshift, a corretora de seguros NacionalGest, a rede de hospitais privados Unisana e a de moldes Tecnifreza.
Mais lidas