Governo quer construir 17 novos centros de saúde até 2017
"Queremos relançar de novo a reforma dos cuidados de saúde primários", disse o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, na cerimónia de assinatura do contrato-programa para a construção de nova unidade de saúde do Pinhal Novo, concelho de Palmela.
PUB
O novo equipamento do Pinhal Novo (onde já existe uma extensão de saúde) integra-se no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Arrábida.
PUB
Segundo o governante, em Junho vai ser aberto um concurso para 14 médicos neste ACES.
PUB
Fernando Araújo acredita que a contratação de novos médicos vai permitir reduzir em 30% a 40% o número de utentes sem médicos de família (cerca de 26% no ACES Arrábida) e lembrou que, a partir de Junho, utentes e médicos de família vão poder escolher os hospitais onde querem receber tratamento.
Antes, a presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Rosa Valente, tinha também referido a intenção de renovar/remodelar meia centena de unidades de saúde, para melhorar a prestação de cuidados.
PUB
De acordo com o contrato-programa que hoje foi assinado com a Câmara de Palmela, a nova unidade de saúde será construída pelo município, mas com financiamento da ARSLVT, num terreno com cerca de 3.000 metros quadrados.
PUB
O terreno é cedido pela autarquia, na zona sul do Pinhal Novo, e a obra tem um custo estimado de 1,184 milhões de euros.
Segundo o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, a nova unidade de Saúde do Pinhal Novo era uma reivindicação da população local com mais de duas décadas.
PUB
"No momento em que foi inaugurada a actual extensão de saúde, já os pinhalnovenses reclamavam a construção de uma outra unidade para fazer face às necessidades da população", disse o autarca, que prometeu tudo fazer para que a nova extensão de saúde seja concluída até final do próximo ano de 2017.
Saber mais sobre...
Saber mais Fernando Araújo Agrupamento de Centros de Saúde ACES ACES Arrábida política saúdeO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda