Madeira quer candidatar novo hospital aos fundos comunitários
A Madeira quer candidatar o novo hospital da região aos fundos comunitários. Para isso, foi publicada em Diário da República uma resolução da Assembleia Legislativa da região a recomendar que o projecto integre "as candidaturas apresentadas pelo Governo Português à União Europeia no âmbito do Fundo Europeu de Investimento Estratégico".
PUB
No mesmo documento, a Madeira recorda a história deste processo. "O projecto de construção do novo hospital da Madeira já esteve previsto, foi lançado pelo Governo Regional em 2007 após um estudo aprofundado que custou cinco milhões de euros, tendo-se iniciado as expropriações do terreno a usar na construção que, por sua vez, custaram cerca de 3,2 milhões de euros. Em 2011, na mesma altura em que foi conhecida a derrapagem da dívida regional e da negociação do Plano de Assistência Económica e Financeira (PAEF), o mesmo projecto foi adiado", adiantou a mesma resolução.
O objectivo do projecto é "substituir os três existentes, mais pequeno e funcional e que assegure uma redução dos custos da saúde na região", referiu o mesmo documento. As actuais infra-estruturas da Madeira têm entre 42 e 75 anos e encontram-se "desactualizados e degradados", segundo a resolução.
"Considerando a dimensão populacional da Região Autónoma da Madeira no todo nacional e o valor dos projectos agora apresentados à Comissão Europeia no âmbito do Fundo Europeu de Investimento Estratégico deveriam ser destinados, com um critério de proporcionalidade, 399 milhões de euros a projectos regionais", salientou o documento.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Madeira Diário da República Governo Português União Europeia Hospital Fundo Europeu de Investimento Estratégico saúdeMais lidas
O Negócios recomenda