Português em consórcio que vence projecto de 10 milhões do Conselho Europeu de Investigação

Um investigador português do Instituto de Medicina Molecular integra o consórcio que venceu um projecto do Conselho Europeu de Investigação no valor de 10 milhões de euros.
Lusa 23 de Outubro de 2018 às 11:08

Edgar Gomes, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, integra um projecto que pretende estudar os processos fundamentais do desenvolvimento, estrutura e fisiologia do músculo, segundo um comunicado hoje divulgado.

 

PUB

Trata-se da primeira vez que um projecto "Synergy" do Conselho Europeu de Investigação é atribuído a um grupo de investigação em Portugal, de acordo com a nota do Instituto de Medicina Molecular.

 

Este financiamento, que estava suspenso desde 2013, foi desenhado para "tornar possíveis colaborações científicas não convencionais".

PUB

 

O projecto em causa pretende estudar o desenvolvimento e estrutura do esqueleto celular. Segundo o comunicado do Instituto de Medicina Molecular, a colaboração entre os investigadores deste consórcio poder permitir obter pistas sobre várias doenças, compreendendo a dinâmica do esqueleto das células.

 

PUB

Além de Edgar Gomes, integram este projecto vencedor dois outros investigadores, Michael Way e Carolyn Moores, ambos do Reino Unido.

 

Já anteriormente, o laboratório de Edgar Gomes e o de Michael Way tinham mostrado que um complexo de moléculas (Arp2/3) é essencial para o correcto desenvolvimento do músculo.

PUB

 

O objectivo agora é "expandir este conhecimento" e determinar o papel daquelas moléculas no desenvolvimento, estrutura e fisiologia do músculo.

 

PUB

Cada um dos três laboratórios vai receber cerca de 3,5 milhões de euros durante um período de seis anos.

Pub
Pub
Pub