BBT vai investir 73 milhões em três hospitais em Portugal
A dona do grupo Sanfil, que detém três hospitais e seis clínicas, vai abrir uma nova unidade hospitalar, em Beja, e ampliar as de Coimbra e Leiria, estimando criar mais 600 postos de trabalho diretos e cerca de 900 indiretos.
- 1
- ...
A BBT Investimentos, que detém o controlo do grupo de saúde Sanfil, em conjunto com a “private equity” espanhola MCH, apresentou esta sexta-feira, 26 de setembro, o seu plano estratégico 2025-2028, que prevê um investimento global de 73 milhões de euros para expandir a sua rede hospitalar e assistencial.
Dona de três hospitais e seis clínicas, em Coimbra, Leiria, Alcobaça, Cantanhede, Lousã e Pombal, a BBT está a construir um hospital em Beja e vai ampliar as suas unidades hospitalares de Coimbra e Leiria, prevendo criar mais 600 postos de trabalho direitos e cerca de 900 indiretos.
“Após a entrada em funcionamento, a capacidade assistencial aumentará em mais de 120 mil consultas e 8.500 cirurgias por ano, reforçando a complementaridade com o SNS”, realça a BBT, em comunicado.
O de Beja será o primeiro hospital privado do baixo Alentejo, com bloco operatório, 30 camas médico-cirúrgicas, 48 consultórios, fisioterapia, serviço de atendimento não programado e unidades de cuidados continuados e paliativos com 80 camas.
Já o de Coimbra será dotado de um bloco operatório de “última geração” com robótica cirúrgica e inteligência artificial, 50 camas cirúrgicas e 80 de cuidados continuados e paliativos.
O grupo liderado por Ana Teresa vai também modernizar e ampliar o atual Hospital de São Francisco, em Leiria, com unidades de cuidados continuados e paliativos, nova tecnologia PET de “última geração” para diagnóstico precoce em oncologia, neurologia e cardiologia, “e modernização e aumento de capacidade dos diferentes serviços existentes”, adianta a BBT.
“Estamos a investir num sistema de saúde moderno, acessível e integrado, com
impacto real nas regiões e no país”, enfatizou Ana Tereso, fundadora e presidente da BBT, na cerimónia de apresentação do plano estratégico do grupo, que contou com a presença da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
(Notícia atualizada às 13:48)