Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha declara estado de emergência nacional pelo covid-19

O Governo espanhol declarou este sábado o estado de emergência nacional que irá vigorar a partir da próxima segunda-feira, 16 de março. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez.

Reuters
Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 14 de Março de 2020 às 20:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Durante a vigência do estado de emergência, os cidadãos "unicamente poderão circular na via pública para realizar as seguintes atividades: aquisição de alimentos, produtos farmacêuticos e de primeira necessidade; assistência a centros e serviços de saúde; deslocação para o local de trabalho; regresso à sua residência; assistência e cuidado de idosos, menores, dependentes, pessoas com deficiência ou pessoas particularmente vulneráveis; deslocação a entidades financeiras; por motivos de força maior ou situação de necessidade; qualquer outra atividade de natureza análoga devidamente justificada", detalhou Sánchez.
de alimentos e medicamentos.

O Ministério do Interior pode decretar o encerramento de estradas ou troços "por motivos de saúde pública, segurança ou fluidez de tráfego", indicou.

É também alargado a todo o país o encerramento de estabelecimentos como restaurantes, bares, esplanadas, salas de espetáculos e afins, que já vigorava em Madrid.

Os transportes públicos não são suspensos, mas a frequência das ligações entre cidades será limitada em pelo menos 50%, para limitar as deslocações dos cidadãos para fora da sua zona de residência.

O decreto define também que as autoridades competentes poderão intervir nas empresas para garantir o fornecimento de alimentos aos consumidores. Entre as medidas previstas estão também escoltas dos veículos de transporte destes bens caso seja necessário por razões de segurança.

O Governo vai também garantir o fornecimento de alimentos, energia e de medicamentos, sublinhou o primeiro-ministro do país vizinho.

"Não há cores partidárias, não há divisões regionais. Temos de estar todos unidos neste combate", concluiu.

A situação agravou-se drasticamente nas últimas 24 horas em Espanha e há mais 1500 casos confirmados de coronavírus no país.

No total em Espanha há já mais de 5700 casos confirmados, segundo as autoridades de saúde pública.

As regiões mais afetadas são Madrid, Catalunha e o País Basco. Pelo menos 136 pessoas morreram.

Espanha tornou-se no segundo país com mais casos confirmados na Europa. Itália regista mais de 15 mil casos.
Ver comentários
Saber mais Sánchez Espanha covid-19 estado de emergência nacional
Outras Notícias