pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Gastos públicos com PPP da Saúde aumentaram mais de 60% em 2024

Despesa com PPP aumentou 1,9% para 1,3 mil milhões de euros em 2024. Subida dos encargos públicos deveu-se sobretudo a duas PPP da Saúde: o Hospital de Cascais e o futuro Hospital Lisboa Oriental. Só o custo das PPP da Saúde aumentou 65,2%.

Sara Matos
26 de Maio de 2025 às 09:05

Os encargos públicos com as parcerias público-privadas (PPP) voltaram a aumentar em 2024, depois de três anos em queda, avança esta segunda-feira o Diário de Notícias. A despesa líquida final com PPP, imputada aos contribuintes, aumentou 1,9% para 1,3 mil milhões de euros, segundo a Conta Geral do Estado, devido sobretudo às parcerias na área da Saúde.

O Ministério das Finanças explica, ao Diário de Notícias, que a subida deveu-se sobretudo a duas PPP no setor da Saúde: o Hospital de Cascais e o futuro Hospital de Todos-os-Santos (Lisboa Oriental). No caso do Hospital de Cascais, houve um acréscimo nos pagamentos contratuais ao parceiro privado da gestão clínica do Hospital de Cascais. Já no Hospital de Lisboa Oriental – cuja construção arrancou no ano passado, com apoio do PRR –, o aumento deveu-se aos pagamentos no âmbito do contrato de concessão.

Só no setor da Saúde, houve um aumento de 65,2% dos encargos líquidos com PPP, mais 82,4 milhões de euros face ao ano anterior. Essa forte subida foi, no entanto, "mitigada pelo decréscimo de 5,1% registado no setor Rodoviário (menos 55,5 milhões de euros)", lê-se na Conta Geral do Estado. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio