pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

José de Mello Saúde investe 100 milhões em novo hospital

Fica localizado em Alcântara, numa área conhecida como "triângulo dourado". O terreno foi adquirido em hasta pública em Janeiro deste ano. O novo hospital chama-se CUF Tejo.

A carregar o vídeo ...
19 de Novembro de 2015 às 13:32

São 75 mil metros quadrados distribuídos por 10 pisos. A José de Mello Saúde apresentou esta quinta-feira, 19 de Novembro, o seu novo projecto em Lisboa.

O novo hospital da CUF em Alcântara representa um investimento de 100 milhões de euros, chama-se CUF Tejo e inaugurará no segundo semestre de 2018.

A unidade – que substituirá a actual CUF Infante Santo - estará focada nas chamadas "doenças do futuro", apostando em áreas como oncologia, neurociências, cardiovascular ou oftalmologia. A intenção é continuar a promover uma abordagem multidisciplinar entre as diversas especialidades.

A CUF Tejo será composta por 100 gabinetes de consulta, 60 gabinetes de exames e tratamentos, 11 salas de bloco, assim como 200 camas de internamento geral e 14 de cuidados intensivos.

O hospital ficará situada entre a Avenida 24 de Julho, a Avenida da Índia e a Rua de Cascais, num terreno com uma área de 21 mil metros quadrados. A LBO, empresa ligada à José de Mello Saúde, foi a única candidata à hasta pública daquele activo, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa.

A licitação foi feita por um euro acima do valor base de licitação, tendo a referida sociedade pago, em Janeiro deste ano, 20,35 milhões de euros pelo terreno conhecido como "triângulo dourado".

O projecto do novo hospital da CUF em Alcântara tem assinatura do gabinete de arquitectura de Frederico Valsassina. O edifício em betão branco e envidraçado terá três vezes a área da CUF Infante Santo e contará com áreas envolventes de jardins. As obras arrancam no terceiro trimestre de 2015, embora não esteja ainda escolhida a construtora.

Salvador de Mello acredita que esta nova unidade "terá condições para se afirmar a nível europeu", embora não aponte o turismo de saúde como uma prioridade. Será feito um reforço no número de pessoas contratadas mas o presidente da José de Mello Saúde diz que este "não é o momento certo de dizer quantas mais". Tudo ficará dependente do crescimento do grupo. Nos últimos três anos, exemplificou, foram criados mil postos de trabalho.

A CUF Tejo será um "edifício centrado para o doente e para os seus profissionais", daí que a aposta na digitalização dos serviços e na afirmação da unidade como um hospital escola sejam duas das prioridades. ""Queremos estar abertos ao mundo. As doenças são mais complexas. Precisamos de trabalhar em rede", defendeu o gestor durante a apresentação do projecto à imprensa.

Em Julho deste ano, a José de Mello Saúde anunciou ao mercado lucros de 12,6 milhões de euros no primeiro semestre de 2015, um aumento de 14,4% em termos homólogos.

(Notícia actualizada às 14:03 com mais informação)

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.