Governo vai apoiar agricultores afectados por tornados no Baixo Alentejo
Segundo o Ministério da Agricultura, o apoio destina-se a agricultores com explorações afectadas nas freguesias de Salvada e Quintos (Beja), Faro do Alentejo (Cuba), Alcaria Ruiva (Mértola), Brinches, Salvador e Santa Maria, Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo e Vila Verde de Ficalho (Serpa) e Pedrógão (Vidigueira), que foram "varridas por ventos de intensidade extrema" nos dias 24 e 25 de Outubro.
PUB
O apoio destina-se "a assegurar o restabelecimento do potencial produtivo" das explorações afectadas e abrange animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções de apoio à actividade agrícola, explica o ministério, num comunicado enviado à agência Lusa.
PUB
O apoio, a fundo perdido, atinge 80% da despesa elegível no caso dos agricultores com seguro e 50% da despesa elegível no caso dos restantes agricultores.
PUB
Fonte do Ministério adiantou esta quarta-feira, 16 de Novembro, à Lusa que o despacho do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, que determina a abertura e estabelece as condições para apresentação das candidaturas ao apoio já seguiu para publicação em Diário da República.
As declarações de prejuízos têm de ser entregues até dia 30 deste mês na Direcção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Alentejo e os agricultores deverão submeter o formulário electrónico que formaliza a candidatura até dia 15 de Dezembro.
PUB
A fase de verificação dos prejuízos por parte da DRAP Alentejo irá decorrer até dia 31 de Janeiro de 2017.
PUB
Os investimentos elegíveis para o restabelecimento do potencial produtivo das explorações afectadas já podem ser efectuados desde que sejam previamente comunicados à DRAP Alentejo nos termos do despacho.
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda