Nova lei das pescas prevê número ilimitado de tripulantes estrangeiros
A nova lei das pescas vai permitir um número de tripulantes estrangeiros ilimitado, avança esta quarta-feira o Diário de Notícias. Esta é a resposta do Governo aos alerta do setor que sobrevive à custa de mão de obra imigrante, com uma grande fatia a ser preenchida por cidadãos da Indonésia.
PUB
A atual lei obriga a que, pelo menos, metade da tripulação seja nacional, mas o setor tem sido confrontado com uma grande falta de mão de obra. "Sem estas alterações, ou as embarcações não iam para mar ou, se iam, faziam-no em desrespeito da lei", refere o ministro da Agricultora e Pescas, José Manuel Fernandes, ao DN.
A inclusão de um número ilimitado de estrangeiros não-comunitários e que não são oriundos de países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) nas embarcações terá, no entanto, de ser fixada por acordos entre a Administração Marítima Portuguesa e entidade homóloga desses países terceiros. José Manuel Fernandes garante ainda que o Governo não vai desistir da renovação geracional.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais imigrantes lei pescas setor José Manuel Fernandes Governo PALOP embarcações tripulantes estrangeiro mão de obraO imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda