Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fundo Azul arranca com 13,6 milhões de euros

O fundo de investimento em investigação e empreendedorismo associados ao mar, que o Governo prevê operacional a 1 de Janeiro próximo, já teve demonstrações de interesse da Noruega e EUA.

Ana Paula Vitorino - Mar: Na semana em que houve um Conselho de Ministros extraordinário, presidido por Cavaco Silva, dedicado à economia do mar, nenhum dos entrevistados pela Aximage nomeou Ana Paula Vitorino como a ministra de que se recorda. O que não impede que o nome desta licenciada em Engenharia Civil, ex-secretária de Estado dos Transportes na era Sócrates e casada com o braço direito de Costa, Eduardo Cabrita, seja mais citada como a pior da equipa governativa (0,7%) do que como a melhor (0,1).
Ana Paula Vitorino apresentou esta sexta-feira, 28 de outubro, o Mar2020. Bruno simão
Isabel Aveiro ia@negocios.pt 28 de Outubro de 2016 às 13:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
O Fundo Azul, mecanismo que o actual Executivo criou este ano e que "pretende abranger todas as áreas que não são abrangidas pelo [programa operacional] Mar2020", vai ter uma "constituição inicial" de 13,6 milhões de euros, afirmou esta sexta-feira a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

A ministra do Mar adiantou que, daquele valor, "10 milhões serão financiados pelo Orçamento do Estado" de 2017, caso, salientou, a proposta do Governo seja aprovada. Outros "dois milhões virão do fundo ambiental, 800 mil do fundo energético e 800 mil do fundo de segurança alimentar", disse. 

A governante recordou ainda que "parte das taxas cobradas" pelos serviços portuários "irão contribuir para o Fundo Azul". O financiamento do Fundo Azul foi publicado em Março passado e inclui, inclusivamente, as explorações offshore.

O mecanismo, que visa, sobretudo, investir em áreas com mais risco e menos rentabilidade, como a investigação, a ciência, e o empreendedorismo em economia do mar, estará operacional a partir de 1 de Janeiro de 2017, agendou Ana Paula Vitorino aos jornalistas, após a apresentação do programa Mar2020, que decorreu esta sexta-feira na gare Marítima de Alcântara.

A titular do Governo com o pelouro do Mar reiterou ainda a vontade de ter a adesão de capital de risco à iniciativa do Executivo em criar o Fundo Azul garantindo que "há demonstração de interesse" com origem na Noruega e dos Estados Unidos da América (EUA). Com a FLAD – Fundação Luso-Americana para o desenvolvimento, poderá ser criado "um protocolo" – "irão apoiar alguns projectos", disse Ana Paula Vitorino.
Ver comentários
Saber mais Fundo Azul Mar Ana Paula Vitorino
Mais lidas
Outras Notícias