Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Gigante da canábis acelera expansão europeia a partir de Cantanhede

A Tilray contratou mais quadros para a sua operação na Europa de forma a acelerar a expansão cujo epicentro está em Portugal.

Correio da Manhã
Tiago Varzim tiagovarzim@negocios.pt 05 de Julho de 2019 às 09:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
A gigante da canábis com base no Canadá, a Tilray, anunciou esta sexta-feira, 5 de julho, que vai acelerar a expansão europeia a partir de Cantanhede (Coimbra). A empresa nomeou cinco novos nomes para cargos de chefia no braço europeu cujas operações estão concentradas em Portugal. 

"Estamos confiante de que estas nomeações vão acelerar a nossa estratégia de crescimento mundial e ajudar a reforçar a nossa posição na Europa e noutros mercados internacionais", afirmou Sascha Mielcarek, diretor-geral da Tilray na Europa.

Um dos novos quadros da empresa é o português José Tempero, que trabalhava no setor farmacêutico e será o diretor dos assuntos médicos na Europa. A este juntam-se Arne Wilkens, vice-presidente de expansão de negócio, Maike Gerlach, vice-presidente de marketing, Nadja Frenzel, vice-presidente do desenvolvimento comercial, e ainda Natalie Bucceri, diretora de portefólio mundial.

Este passo é um aprofundamento da expansão na Europa cujo "hub" (pólo) se situa em Portugal. É a partir de Cantanhede que serão cultivados, processados e distribuídos os produtos da Tilray em território europeu. A investigação e desenvolvimento (I&D) também passará pelas instalações em território nacional. 

Em março, numa entrevista à Bloomberg, o CEO da Tilray, Brandan Kennedy, disse que "os Estados Unidos e a Europa são mercados de maior magnitude do que o Canadá" pelo que a "maioria dos investimentos no futuro serão feitos nesses dois países". No ano passado, Kennedy foi o segundo CEO mais bem pago dos EUA - com um ganho de 256 milhões de dólares, relativos, sobretudo, aos ganhos com a entrada em bolsa - apenas atrás de Elon Musk. 

Recorde-se que no início deste ano, o ex-ministro socialista Jaime Gama foi nomeado para ser um dos membros do conselho consultivo internacional da Tilray. 

Neste momento, a Tilray já exporta para países europeus onde a canábis medicinal é legal como é o caso da República Checa, da Alemanha, do Reino Unido, do Chipre e Croácia, esperando expandir-se para novos mercados europeus em breve. Fora da Europa e do Canadá, a empresa exporta ainda para a Argentina, Chile, Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

A Tilray estreou-se em Wall Street no verão de 2018, tendo a cotada atingido um máximo em outubro do ano passado. Contudo, as ações corrigiram, registando um ganho mais reduzido face ao preço inicial da entrada em bolsa.
Ver comentários
Saber mais Canábis Europa Cantanhede Tilray
Mais lidas
Outras Notícias